Polícia

Vila Velha lidera ranking com 11 assaltos por dia nas ruas

Só na Grande Vitória, nos quatro primeiros meses do ano, foram quase 5 mil registros de assaltos

Foto: Divulgação

O município de Vila Velha está no topo do ranking de cidades com mais registros de assaltos nas ruas. Só na Grande Vitória, de janeiro a abril deste ano, foram quase 5 mil registros deste tipo de crime. Deste total, 1.345 aconteceram apenas em Vila Velha, uma média de 11 por dia. 

Os números podem ser percebidos no medo de quem vive ou frequenta as ruas da cidade. No último fim de semana, uma jovem virou mais uma vítima da estatística do município. Ela foi assaltada e teve a bolsa, o celular e todos os documentos roubados no Centro de Vila Velha enquanto voltava do trabalho. 

"De uma hora para a outra ele pegou minha bicicleta e começou a puxar. Ele mandava eu soltar minha bicicleta e eu dizia que não. Eu segurava e ele continuava puxando. Nisso, um moço que estava no prédio viu tudo e começou a gritar a polícia. Neste momento o assaltante pegou minha bolsa e saiu correndo", conta a vítima.

Nesta segunda-feira (24) a vítima registrou o boletim de ocorrência na delegacia, mas agora, mesmo após a denúncia, o que fica é o trauma de andar pelas ruas.

"Depois do assalto você fica com medo, mas antes você pensa que nunca vai acontecer isso com você", desabafa.

Leia também:

>> VÍDEO | Assaltantes roubam carro e causam estrago durante perseguição em Vila Velha

>> Motorista de aplicativo é assaltado por falsos passageiros e ameaçado de morte em Vila Velha

Celular é item mais roubado

Segundo o delegado Marcelo Nolasco, o celular é um dos objetos mais cobiçados pelos criminosos.

"As pessoas ostentam, infelizmente, muito o celular e ele é um produto caro. Isso leva a um aumento realmente no número de roubos em via pública", afirmou.

Para reduzir os altos índices de assaltos em Vila Velha, o delegado garante que estão sendo realizadas ações conjuntas, que já deram resultado, quando os números deste ano são comparados ao mesmo período do ano passado.

"Todos os municípios da Grande Vitória tiveram números bem aproximados. Vila Velha ficou realmente um pouco acima, mas em compensação, o município teve a maior redução proporcional no número de roubos em via pública. Do ano passado para cá reduzimos em mais de 31% a quantidade de roubos", contou o delegado.

Grande Vitória

Nas outras cidades da Grande Vitória, os números sobre os assaltos em vias públicas também assustam. Na Serra foram registrados 1.268 assaltos nos quatro primeiros messes deste ano. Em Cariacica foram 1.122. A cidade com menor número de registros é Vitória, com 1.052 crimes do tipo. Esses números, segundo o delegado, podem ser ainda maiores, já que grande parte das vítimas não registram o boletim de ocorrência.

O jornalismo da TV Vitória/Record TV levantou dados sobre assaltos e, somente no mês de maio, foram exibidos quatro casos de assaltos nas ruas de Vila Velha. Vale lembrar que esses crimes recentes ainda não foram contabilizados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), já que os dados são de janeiro a abril.

Um desses casos aconteceu nesta segunda-feira (24), também no Centro de Vila Velha. A vítima estava chegando ao trabalho e foi assaltada por outra mulher. Segundo testemunhas, a assaltante chegou exigindo o celular da jovem. A suspeita tentou fugir, mas foi alcançada por populares que seguraram ela até a chegada da polícia. Em seguida ela foi levada para a delegacia.

* Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/RecordTV

Pontos moeda