Polícia

Maus-tratos a animais: sete cães são encontrados abandonados dentro de casa em Vila Velha

Os cachorros estariam há pelo menos cinco dias sem comida e água, além de estarem sujos e machucados. Dona dos animais foi presa

Foto: Divulgação | CPI Maus-tratos

Sete cachorros foram encontrados abandonados dentro de uma casa em Ponta da Fruta, Vila Velha, em condições graves de maus-tratos. Eles estariam há pelo menos cinco dias sem comida e água, além de estarem sujos e machucados.

A CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais realizou uma diligência, em parceria com a Prefeitura de Vila Velha e apoio da Polícia Militar, para apurar denúncia de abandono de cachorros.

Os cães pertencem a uma idosa de 71 anos, que foi encaminhada para a Delegacia Regional de Vila Velha. Segundo a polícia, ela alugou o imóvel, mas se mudou do local e deixou os animais para trás.

Proprietários do imóvel estiveram no local e se depararam com a situação: os cães maltratados e assustados, além de um forte cheiro dentro da casa. Um dos animais foi encontrado preso dentro de um banheiro.

O diretor do Centro de Bem Estar Animal de Vila Velha, Celso Christo, explicou como estava a situação dos cachorros.

"Esses animais já estavam abandonados há muitos dias, não tinham alimento e não tinham água. Enfim, estavam numa condição de maus-tratos que a gente considera como maus-tratos graves", afirmou.

Os cães recolhidos, de acordo com o diretor, foram levados para uma clínica veterinária. Eles deverão passar por uma avaliação, serão castrados e depois disponibilizados para adoção.

"Tinham dois lá que têm, inclusive, uma lesão grave no membro, estavam com o membro mutilado. Desses sete animais, dois estão em risco iminente de óbito, pela debilidade que estão. E os outros certamente vão precisar de passar por tratamento veterinário, pela internação clínica, que vai acontecer na clínica veterinária contratada pela Prefeitura de Vila Velha", frisou.

Segundo Celso, a mulher disse que realmente se mudou da residência, mas que voltaria para buscar os animais. Para ele, os cães estavam abandonados na residência há pelo menos cinco dias. Ele espera que a mulher seja penalizada.

"A senhora foi conduzida para a delegacia, está lá fazendo a ocorrência e, se o delegado achar melhor que ela tem que ser liberada, ele tem autonomia para isso. Mas nós do poder público municipal esperamos que ela seja, de fato, detida, que seja encaminhada para o presídio, porque maus-tratos é crime", ressaltou.

Em nota, a Polícia Civil informou que a suspeita, conduzida à Delegacia Regional de Vila Velha, foi autuada em flagrante por maus tratos aos animais, previsto no art. 32, parágrafo 1º-A, da Lei 9.605/97 e foi encaminhada ao sistema prisional. 

Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV

Pontos moeda