Polícia

Delegada traça perfil de suspeito de matar namorada no Centro: "Misógino e machista"

A defesa do suspeito alega um quadro de esquizofrenia, mas a delegada afirma que Matheus Stein já conta com histórico de agressividade

Matheus Moraes

Redação Folha Vitória
Foto: reprodução / sesp

As investigações do crime brutal que resultou na morte da jovem Ana Karolina Kaurth, de 24 anos, seguem a todo o vapor. A polícia vem recebendo denúncias informais de que o rapaz já praticava violência com outras mulheres que conviveram com ele.

"Ele tem o perfil misógino", afirmou a delegada Raffaella Aguiar, chefe da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Mulher (DHPM), em coletiva na tarde desta quinta-feira. Segundo ela, Matheus possui um histórico de agressividade e machismo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A delegada disse que Matheus tem esse perfil agressivo e que, desde o início das investigações, a polícia vem recebendo denúncias informais de que o rapaz já praticava violência com outras mulheres que conviveram com ele, por isso o argumento de que ele sofre de esquizofrenia não parece se sustentar.

"É uma pessoa que já tem esse perfil. Ele é machista, ele é possessivo, ele tem o perfil misógino de quem desqualifica a figura da mulher na sociedade. Então a estratégia da defesa em um primeiro momento de que ele estava em surto, para nós, não parece que isso ocorreu", afirmou.

A chefe da DHPM também ressaltou que, apesar do perfil misógino e machista, os relatos de agressividade não estão restritos apenas a alvos femininos. Amigos próximos de Matheus Stein já relataram episódios semelhantes.

Para a delegada, a denúncia por parte dessas pessoas é fundamental para as investigações e para o julgamento do rapaz.

"Não são apenas as mulheres que relataram já terem sofrido com a agressividade dessa personalidade dele, mas também amigos do seu convívio. Se alguém já sofreu algum tipo de violência por parte dele, que nos procurem formalmente porque isso tudo ajuda a gente a demonstrar a personalidade do autor e depois dar base para o juiz fazer a pena e ele responder à violência que praticou."

Matheus foi preso temporariamente na noite desta quarta-feira (17) por ser o principal suspeito de ter matado a namorada a facadas. O crime aconteceu na tarde da segunda-feira (15) em um apartamento na rua Gama Rosa, no Centro de Vitória.

LEIA TAMBÉM: "Ela havia deixado o emprego a pedido do namorado", diz primo de jovem morta em Vitória

A defesa do suspeito informou à reportagem do Folha Vitória, durante a tarde de quarta-feira, que o rapaz é diagnosticado com esquizofrenia e que laudos que comprovam o quadro psicológico devem ser apresentados à Justiça.

Matheus foi flagrado comprando passagem e fugindo para o Norte do ES

Antes de ser preso de forma temporária, Matheus Stein foi flagrado na Rodoviária de Vitória comprando uma passagem de ônibus para a cidade de Conceição da Barra, região Norte do Estado.

O momento foi registrado por uma câmera de segurança e de acordo com a Polícia Civil, a compra da passagem e o embarque do rapaz aconteceu pouco tempo depois de ele ter cometido o crime contra a namorada.



Pontos moeda