Polícia

Piloto investigado por transportar drogas em helicóptero é preso pela PF no ES

Nos dois anos de investigações a Operação HELIX teve êxito na apreensão de 2.750kg de cocaína além de nove helicópteros e um caminhão

Foto: Divulgação / Polícia Federal

Uma operação, que visa desarticular organização criminosa responsável pela introdução de toneladas de drogas em território nacional, além de realizar a lavagem de dinheiro dos lucros obtidos com o tráfico de drogas, foi deflagrada nesta quinta-feira (11).

No Espírito Santo, foi cumprido um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva em Vila Velha. O suspeito preso no Estado é investigado por ser um dos pilotos do tráfico, sendo responsável por pilotar helicópteros na fronteira do Brasil e, assim, fazer o transporte da droga a partir dos países vizinhos na América do Sul.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Ao todo, a Polícia Federal cumpre 43 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão nos Estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais.

Também foram deferidos o sequestro de diversos bens móveis, como automóveis e helicópteros e de um imóvel vinculado à organização criminosa, cujos valores estimados ultrapassam os R$ 30 milhões de reais, além do bloqueio de valores e contas bancárias das pessoas e empresas envolvidas.

A operação também contou com cooperação jurídica e policial com o Paraguai, com auxílio da Adidância e Oficialato de Ligação da PF, após a identificação de que os carregamentos da droga eram feitos em uma fazenda localizada naquele país.

Leia também: Polícia faz reconstituição da morte de músico baleado por vizinho em Vitória

Inclusive, há tentativa de cumprimento de um mandado de prisão contra um dos investigados que se encontra no Paraguai com o auxílio da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) e do Ministério Público daquele país.

Nos dois anos de investigações a Operação HELIX teve êxito na apreensão de 2.750kg de cocaína além de nove helicópteros e um caminhão que eram utilizados para o transporte da droga proveniente do Paraguai.

O nome da operação faz alusão ao modus operandi da organização criminosa que se utilizava de helicópteros para a introdução da droga em território nacional. Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.


Pontos moeda