Polícia

Base da PM será instalada no Morro da Piedade, anuncia secretário de segurança

O secretário foi até a comunidade para encontrar um local para essa base

Os secretários de segurança no Estado e de Vitória estiveram no morro da Piedade / Foto: Reprodução TV Vitória

O secretário de Estado de Segurança Pública, Nylton Rodrigues anunciou, na manhã desta quinta-feira (14), a implantação de uma base da Polícia Militar no Morro da Piedade, em Vitória. Ele foi até o local, junto com uma equipe, para identificar algumas áreas para a instalação.

“Vim aqui acompanhar o trabalho dos policiais militares, dos policiais civis. Nós estamos atuando em patrulhas a pé, estamos com efetivo da Companhia Independente de Operações Especiais, da Companhia Especial de Operações com Cães, da Força Tática do Primeiro Batalhão, do Grupo Operacional Tático da Polícia Civil. Todos estão atuando na modalidade de patrulhamento a pé. Outro motivo da minha presença aqui é justamente localizar uma área para que nós possamos iniciar uma construção ou localizar um imóvel já pronto para que nós possamos começar a reforma a fim de instalar na Piedade uma base fixa da Polícia Militar”, afirmou o secretário.

O secretário visitou possíveis pontos de instalação. “A geografia do morro impõe que o patrulhamento deve ser a pé, pelas características do terreno, e patrulhamento aéreo. Nós vamos continuar nessas modalidades. Essa base estará dentro da Piedade e é justamente dessa base que nós sairemos com as nossas patrulhas a pé”, disse Rodrigues.

A Prefeitura de Vitória disponibilizou uma área para avaliação da Secretaria de Segurança. “É um imóvel onde funcionava uma unidade de saúde. O município construiu uma unidade de saúde nova para a região e esse imóvel antigo está desocupado”, contou o secretário de segurança de Vitória, Fronzio Calheira.

Mesmo com o anúncio da instalação de uma unidade base da PM no local e a permanência de policiais desde sábado (9) na comunidade, moradores continuam deixando o local. O clima de insegurança foi instalado no último fim de semana com a morte de um morador da Piedade.

Walace foi morto com vários tiros na manhã do último domingo (10). A morte dele teria sido em consequência de uma guerra pelo domínio do tráfico de drogas no morro. Criminosos a partir daí estariam expulsando pessoas que residem no local.

“O importante é que se deixe claro é que só sairemos da Piedade quando essa base estiver pronta. Enquanto ela não estiver devidamente instalada, os policiais militares trabalhando nessa base, nós vamos continuar com essa modalidade de patrulhamento a pé”, destacou o secretário de segurança do Estado.

Pontos moeda