Polícia

VÍDEO | Mulher é assediada em ônibus do Transcol; suspeito foi detido

A bermuda do suspeito foi apreendida para ser usada como prova do assédio

Uma babá de 41 anos foi assediada dentro do ônibus do sistema Transcol enquanto ia para o trabalho. O homem foi preso após ser flagrado abusando da passageira. 

O crime aconteceu na manhã desta segunda-feira (14), na Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha. A bermuda do suspeito foi apreendida para ser usada como prova do assédio. 

Foto: Reprodução TV Vitória

A mulher contou que o ônibus saiu do Terminal de Campo Grande, em Cariacica. 

"Eu comecei a sentir um senhor, na faixa de 43 anos, que se encostou de uma forma estranha", lembrou a vítima que não quis se identificar. 

Mesmo com o ônibus lotado e muita gente encostando uma na outra, ela desconfiou da aproximação.

"Teve uma hora que me imprensou. Nesse momento eu vi que não era normal". 

Um rapaz que também não quis se identificar explicou que ele estava sentado perto e pensou que eles eram um casal.

Foto: Reprodução TV Vitória

"Achei que fosse marido, até então. Não ia me envolver, afinal, podia sair como errado", explicou o homem.

Ele só percebeu que ela era vítima quando pediu socorro silencioso.

"Ela olhou com um olhar de desespero e foi para frente do ônibus. Tinha um rapaz atrás dela e eu disse: aquele homem está fazendo algo", contou. 

Vítima liga para Polícia Militar

Depois de 20 minutos de trajeto, a mulher conseguiu se distanciar do homem e ligou para a Polícia Militar. Nesse momento as pessoas no coletivo perceberam o que tinha acontecido e seguraram o homem. Na Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, o motorista parou em uma unidade do Batalhão de Trânsito. 

"Não demorou muito e chegou um policial já algemando ele. Eu estava muito nervosa. Só observei que era assédio quando ele me puxou. Sempre andei de ônibus e nunca tive esse problema, mas também vou sentada. Já ouvi falar muito disso, mas achei que nunca aconteceria comigo", desabafou ela.

Ela conversou com a equipe da TV Vitória/RecordTV, e disse que já foi abusada quando era mais nova e não teve reação. Foi lembrando do episódio que teve coragem para denunciar.  

"Vivi uma situação. Eu era mais nova, e por tanto medo, eu não me tratei e fiquei fechada por muito tempo. Dessa vez falei que ele não iria escapar". 

A reportagem tentou falar com o suspeito, mas ele já estava detido. Segundo a Polícia Militar, ele alegou que não fez nada. A bermuda dele foi entregue à Polícia Civil, que investigará o caso. 

"Todo mundo percebeu que ele estava fazendo aquilo mesmo. Ele disse que não tinha feito, mas eu tenho certeza do que vi". 

A mulher prestou depoimento no Plantão da Delegacia da Mulher, em Vitória, assim como a testemunha que estava no coletivo. A vítima disse que tem medo de andar de ônibus novamente. 

Em nota, o GVBUS lamentou a situação e informou que os operadores do Sistema Transcol são orientados a auxiliar a vítima e chamar a polícia em casos de assédio. 

Além disso, os passageiros podem e devem fazer as denúncias pelo 181. A Polícia Civil foi procurada, mas como a ocorrência está em andamento, detalhes não foram passados. 

*Com informações da repórter Nathalia Munhão da TV Vitória/RecordTV 

Pontos moeda