Polícia

FOTOS | Imagens fortes mostram animais dentro de freezers em clínica de Vila Velha

Local foi interditado durante operação realizada na manhã desta quinta-feira (09); o veterinário, proprietário do local, foi preso

Imagens chocantes mostram cachorros mortos congelados dentro de freezers de uma clínica veterinária de Vila Velha, interditada na manhã desta quinta-feira (09) durante uma operação policial. Veja:

Divulgação/ Polícia Civil
Prefeitura de Vila Velha
Prefeitura de Vila Velha
Divulgação/ Polícia Civil
Prefeitura de Vila Velha
Prefeitura de Vila Velha
Prefeitura de Vila Velha
Prefeitura de Vila Velha
Prefeitura de Vila Velha
Prefeitura de Vila Velha
Prefeitura de Vila Velha
Divulgação/ Polícia Civil
Divulgação/ Polícia Civil

O médico veterinário André Carolino foi preso por maus-tratos no bairro Pontal das Garças. A clínica em que o homem trabalha e é proprietário também foi interditada.

A reportagem da TV Vitória/Record TV apurou que, no local, havia dois freezers com vários cachorros mortos congelados. Segundo a polícia, pelo menos 17 animais estariam guardados nos equipamentos. 

A ação resgatou pelo menos 14 animais internados. Segundo o titular da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), delegado Eduardo Passamani, foram encontradas condições insalubres de centro cirúrgico e acomodação, medicamentos vencidos, animais mortos, entre outras irregularidades.

Segundo apuração da TV Vitória, os tutores eram convencidos a deixarem os animais na clínica por um falso aspecto de higiene e limpeza próximo à área da recepção. Apesar disso, o estabelecimento é muito grande e se assemelha a um ferro-velho. Nos fundos do local, é possível ver vasos sanitários, lixo e objetos velhos.

Desde janeiro deste ano a TV vem recebendo reclamações de clientes que levam cães e gatos à clínica. Diversos tutores receberam os animais sem vida. A polícia também encontrou animais mortos em sacolas dentro do próprio centro cirúrgico.

O médico-veterinário será autuado em flagrante por maus tratos e posteriormente será encaminhado ao Centro de Triagem. A pena de maus tratos é de 02 a 05 anos.

Procurada, a defesa do médico disse que só vai se manifestar após ter acesso ao processo.

15 cães vivos foram devolvidos aos donos

De acordo com a Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV), animais feridos, em tratamento e animais mortos foram encontrados no local. Todos os 15 cães vivos foram devolvidos aos tutores e aqueles ainda não identificados foram encaminhados para cuidados no Hospital Veterinário Rancho Bela Vista, que presta serviços para o órgão.

O local já estava sendo monitorado há algumas semanas por técnicos da Diretoria do Bem-Estar Animal e pela Guarda Municipal, com o objetivo de prender o responsável em flagrante. 

No local, os técnicos da Vigilância Sanitária ainda encontraram medicamentos vencidos, instrumentos sem acondicionamento ou esterilização correta, além de outras irregularidades.

Participaram da ação fiscais da Coordenação de Posturas, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente, Guarda Municipal, Polícia Civil, Ministério Público e Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo.

LEIA TAMBÉM: >> VÍDEO | Clínica com animais mortos congelados é interditada e veterinário é preso em Vila Velha


Pontos moeda