Polícia

Menino de 9 anos é agredido e obrigado pela mãe a beber urina

Além das agressões, a criança também teria sido vítima de violência psicológica. Ela foi retirada do convívio da mãe e encaminhadA para a casa de familiares

Foto: Reproducao/ Arquivo Pessoal

Um caso cruel chocou uma família do Espírito Santo. Um menino de 9 anos foi agredido com uma mangueira e obrigado a beber a urina dele. A suspeita, segundo a família, é a própria mãe. 

A criança foi retirada do convívio da mulher pelo Conselho Tutelar e entregue a tias. As agressões teriam acontecido porque o menino teria deixado de fazer as tarefas de casa.

Em foto cedida pela família é possível ver as marcas nas costas do garoto. (veja acima). O registro foi feito poucas horas após as agressões. Além da violência física, segundo a família, o menino também sofria violência psicológica.

O nome da suspeita e a cidade onde ocorreu o caso não serão divulgados para preservar a vítima. De acordo com a família, as agressões ao garoto aconteceram na quarta-feira (08). Na última quinta-feira (09), a criança teria ido para a escola e os professores viram as marcas. A equipe da escola acionou o Conselho Tutelar.

"Ele foi para a escola escondido da mãe dele, porque senão ela não ia deixar ele ir com as marcas no corpo. Ele chegou na escola, os professores já viram e chamaram o Conselho Tutelar e mãe dele. Ela fez um barraco, disse que não ia deixar tirar o filho dela, falou que ela estava corrigindo o filho dela e ninguém tinha que se meter", contou uma das tias. 

Muito abalada, uma das tias contou à reportagem da TV Vitória/Record TV que, quando o sobrinho chegou, estava muito machucado. Ela disse que sentiu muita dor ao ver o sobrinho ferido e com psicológico abalado.

"Ele não é uma criança ruim. O que ela merece? O que essa mulher merece? Que a justiça seja feita. Ela não pode ficar impune, ela tem que pagar pelo que fez", desabafou. 

A delegada Silvana Paula Castro lembra que agressão infantil é crime e pode resultar em até três anos de prisão.

"O pai e a mãe, ou qualquer outra pessoa que conviva com a criança e a agride, podem responder criminalmente. O dever de educar não está relacionado a bater. O dever de bater não existe. Resolver os nossos problemas por meio de violência precisa ser retirada da nossa sociedade", disse. 

LEIA TAMBÉM: 

>> Mãe mata filha de cinco anos e esconde o corpo na Itália

>> Jovem esquartejado ainda não foi enterrado porque parte do corpo continua desaparecida

Quase 190 crianças foram agredidas no ES neste ano

Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, de janeiro a maio deste ano, 189 crianças foram agredidas no Espírito Santo. 

A maior parte dos atos violentos aconteceu na Grande Vitoria. Do total, 28 foram registrados na Capital. Serra e Vila Velha registraram 25 casos cada e, em Cariacica, foram 16 ocorrências. 

Diante de tantos casos, a delegada destaca a importância das denúncias.

"Você pode denunciar pelo canal do Disque 100. A gente costuma receber denúncias diariamente e acionamos o Conselho Tutelar para atender essa criança. Se a situação estiver muito grave, as pessoas também podem ligar para o 190", disse.

As tias do menino agredido contaram que querem a guarda dele e afirmaram que vão fazer o possível para ajudar a criança a superar o trauma causado pelas agressões da própria mãe. 

O caso foi registrado como maus-tratos e será investigado pela equipe da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente. Por envolver um menor de idade, o caso seguirá sob sigilo.

*Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda