Polícia

VÍDEOS | Confronto em Vila Velha: tiros, ônibus apedrejado e três incendiados após morte de suspeito

Tudo começou após a morte de Eduardo Pereira Martins, de 18 anos, durante um confronto com a Guarda Municipal de Vila Velha

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória

A noite de quarta-feira (29) foi de violência e medo para moradores da região de Cobi de Baixo, em Vila Velha. Após a morte de um suspeito durante confronto com a Guarda Municipal, manifestantes incendiaram três ônibus na Grande Vitória. 

O primeiro coletivo atacado foi em São Torquato, perto da região de confronto. O segundo, foi no bairro Jardim América, em Cariacica. Já o terceiro, foi em cima da Segunda Ponte, na pista sentido Vila Velha. 

Em um vídeo enviado por um telespectador, é possível ver um dos coletivos tomados pelo fogo. Além dos ônibus incendiados, um outro foi alvo de pedradas. 

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória, com exceção do ônibus que seguia para a garagem, os outros dois coletivos estavam em operação e tinham passageiros no momento em que os criminosos atearam fogo. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado para a apagar as chamas e os veículos ficaram completamente destruídos. Segundo o sindicato, somente esse ano, sete coletivos foram incendiados por iniciativa de criminosos. 

Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

De acordo com a GVBus, cada veículo incendiado gera em torno de R$ 580 mil de prejuízo, um total de mais de quatro milhões. 

Suspeito morreu durante confronto em Vila Velha

O clima tenso na região foi provocado pela morte de um suspeito durante um confronto com agentes da Guarda Municipal de Vila Velha.

Por meio de nota, a Guarda Municipal disse que, durante patrulhamento preventivo, integrantes da Romu avistaram um homem com uma arma em punho apontando para um terceiro envolvido. Na ação, a equipe efetuou disparos em razão da ameaça.

Eduardo Pereira Martins, de 18 anos, acabou morrendo. Segundo a Guarda, a ficha criminal dele registra quatro mandados em aberto, pelos crimes de roubo e outro por tráfico de drogas.

"A Guarda Municipal de Vila Velha esclarece que tem realizado ações de patrulhamento em áreas onde há maior incidência de crimes, priorizando os locais onde há equipamentos públicos municipais, tendo como apoio a ferramenta de gestão Mapa do Crime. Ressalta ainda que, devido às constantes ações nesta região, registrou recentes ameaças a operadores de segurança originadas de grupos criminosos", destacou.

A perícia da Polícia Civil foi acionada para recolher o corpo do jovem. Segundo a Polícia Civil, o corpo foi recolhido e encaminhado para o Departamento Médico Legal de Vitória para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares. 

Ônibus deixaram de circular na região

Duas linhas de ônibus que passam pela região de Cobi, em Vila Velha, foram suspensas após confrontos na tarde de terça-feira (29)

De acordo com a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES), as linhas 633, que circula entre os Terminais do Ibes e São Torquato, e 627, que sai do Terminal de São Torquato com destino ao bairro Sagrada Família, ficarão suspensas até que a situação na região seja normalizada.

Reprodução/ WhatsApp TV Vitória
Reprodução/ WhatsApp TV Vitória

Ainda segundo a Ceturb-ES, as demais linhas que circulam as imediações do bairro estão sendo desviadas por questões de segurança.

Com informações do repórter da TV Vitória/Record TV, Fábio Gabriel. 

Pontos moeda