Polícia

Bandidos invadem unidade de saúde em Cariacica Sede e levam até pratos e talheres

Segundo a prefeitura, essa foi a primeira vez que unidade foi arrombada neste ano. No entanto, nos últimos dois anos, o local havia invadido 12 vezes

Para terem acesso à unidade, os criminosos danificaram a grade da janela | Foto: TV Vitória

A unidade de saúde de Cariacica Sede foi arrombada por bandidos na madrugada desta segunda-feira (16). Os invasores furtaram até pratos e talheres que os funcionários utilizavam para suas refeições. Nos últimos dois anos, a unidade já havia sido alvo da ação de criminosos por 12 vezes.

Dessa vez, para terem acesso ao local, os criminosos quebraram o vidro e danificaram a grade da janela. Em seguida, eles foram até a copa, que fica na parte dos fundos, de onde também levaram um filtro e uma garrafa. Ainda não se sabe quantos bandidos participaram da ação.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica, esse foi o primeiro arrombamento registrado neste ano na unidade. No entanto, isso não significa que invasões sejam novidade no local, já que, em 2017, a secretaria registrou quatro arrombamentos. No ano anterior, foram pelos menos oito invasões.

A suspeita é que os invasores entrem pulando o muro da frente, que é baixo. Geralmente eles furtam objetos da copa, de pouco valor comercial, mas que fazem falta. Um microondas foi furtado no ano retrasado, mas até hoje não foi substituído. Também não há mais panelas para os servidores prepararem a própria comida.

Em 2016, o então secretário municipal de Saúde afirmou, em entrevista, que o município não tinha dinheiro para arcar com a contratação de vigilantes e propôs admitir um porteiro para o período noturno. Desde então, a unidade recebeu grades novas nas janelas, sendo que uma delas é justamente a que foi arrombada nesta segunda-feira.

Por meio de nota, a Prefeitura de Cariacica informou que está implementando um projeto de alarmes nas unidades de educação e saúde do município, começando por Cariacica Sede. Quanto à contratação de um vigilante noturno, a prefeitura afirmou que ainda não tem previsão para que isso aconteça.

Pontos moeda