Polícia

ES já registrou mais de 4 mil roubos e furtos de veículos neste ano; maioria dos casos foi na Serra

Os dados são do Observatório da Segurança Pública; O levantamento mostra ainda a quantidade de assaltos dentro do transporte coletivo: foram mais 900 casos de janeiro a junho

Foto: Reprodução / Circuito Interno

Mais de 4 mil veículos foram furtados ou roubados nos seis primeiros meses de 2020. De acordo com os dados divulgados ontem no Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo foram 4.444 ocorrências deste tipo no Estado de janeiro a junho. Bem próximo ao que foi registrado no mesmo período no ano passado (4461 furtos/roubos).

As estatísticas mostram que a maioria dos casos aconteceu na região metropolitana do Estado. Foram 2.976 ocorrências na Grande Vitória neste ano. Só na Serra foram 968 casos de veículos roubados ou furtados.

Ainda segundo o levantamento, as motocicletas são as mais visadas pelos criminosos. Foram 2.270 registros. Em segundo lugar no ranking aparecem os automóveis, com 1.560 ocorrências.

O observatório também aponta os dias da semana em que acontecem o maior número de ocorrências. De acordo com os registros, 16,1% dos furtos e roubos de veículos aconteceram às quintas-feiras. O menor volume de ocorrências foi aos domingos, representando 10,9% dos casos.

Assaltos no Transporte Público

Foto: Reprodução

Os números de assaltos nos ônibus que circulam no Estado também são preocupantes. De acordo com os dados do Observatório nos primeiros seis meses deste ano foram 966 ocorrências de furto ou roubo dentro do transporte coletivo. O número é superior ao que foi registrado no mesmo período do ano passado, quando o Estado contabilizou 872 casos de janeiro a junho de 2019.

A maioria dos crimes aconteceu em Vitória, onde foram registradas 307 ocorrências. Em seguida aparece a Serra com 301 registros e Cariacica com 229 casos.

Roubo em estabelecimento comercial

Foto: Reprodução TV Vitória

De acordo com os dados divulgados no Observatório da Segurança, mesmo com grande parte do comércio fechado por conta da pandemia do coronavírus, os assaltos continuaram tirando o sono de lojistas e desafiando a segurança pública. De janeiro a junho foram registradas 799 ocorrências no Estado, só na Grande Vitória foram 542 casos.

Entre os municípios com mais registros de roubo em comércios aparece Vila Velha na liderança, com 191 registros. Em seguida, aparece a Serra com 147 casos.

Observatório da Segurança

Todos os dados constam na nova plataforma da Sesp, divulgada na última sexta-feira (10). O levantamento engloba os atendimentos realizados pela Polícia Militar e as ocorrências confeccionadas pela Polícia Civil. Essa essa nova base de dados, permite uma visão unificada dos boletins de ocorrências.

Segundo a Sesp, os dados que eram disponibilizados anteriormente não estavam incorretos. "A diferença é que antes trabalhava-se com os atendimentos realizados pela Polícia Militar e a partir de agora passamos a contabilizar também os atendimentos realizados pela Polícia Civil. Avançamos para uma contagem mais ampla, que se aproxima mais da realidade dos registros criminais em todo Estado", diz o texto que explica a nova base de dados.

Ainda de acordo com a Sesp, está em desenvolvimento um perfil mais interativo que será disponibilizado para acesso público no site da secretaria e do Instituto Jones dos Santos Neves. 

Pontos moeda