Polícia

Operação apreende R$ 1 milhão do tráfico de drogas no ES

O alvo foi um grupo responsável pela distribuição e abastecimento de drogas nas regiões Metropolitanas de Belo Horizonte e de Vitória

Foto: Divulgação MPES

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com o apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, realizou nesta quinta-feira (22) a Operação Lock Down. O objetivo foi cumprir mandados de busca em apreensão sobre o tráfico de drogas nos municípios de Vitória e Serra

O alvo foi um grupo responsável pela distribuição e abastecimento de drogas nas regiões Metropolitanas de Belo Horizonte e de Vitória. Cerca de R$ 1 milhão em espécie, 40kg de cocaína e 500kg de maconha da organização criminosa foram apreendidos. Ainda segundo as investigações, todo o esquema contava com apoio de uma advogada.

Segundo o Ministério Público de Minas Gerais, a advogada prestava assessoria jurídica ao líder da organização e também passava informações sobre apurações em andamento e dados disponíveis em bancos de acesso restrito.

As ordens judiciais autorizaram a entrada em estabelecimentos comerciais e residências de pessoas investigadas pelo envolvimento com organização criminosa voltada para a prática de diversos crimes de tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro.

Ação conjunta entre estados

As investigações iniciais foram feitas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em Belo Horizonte. Além do Espírito Santo, a operação cumpre mandados no Rio de Janeiro. 

A ação contou com apoio dos MPES e do Rio de Janeiro, do Batalhão Rotam, do Batalhão de Polícia de Choque e da Companhia Independente de Policiamento do Cães da Polícia Militar de Minas Gerais. 

O objetivo é cumprir 13 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva expedidos pela 4ª Vara de Tóxicos, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores da Comarca de Belo Horizonte.

Sobre a operação Lock Down

A ação contou com a participação de cinco promotores de Justiça dos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, 91 policiais militares de Minas Gerais, 9 policiais militares do Espírito Santo e 8 policiais militares do Rio de Janeiro.

A operação foi batizada de Lock Down em alusão ao cerco promovido para o encerramento das atividades da organização criminosa, comandada de dentro do sistema prisional, uma vez que seu principal líder está preso em Minas Gerais. 

Pontos moeda