Polícia

VÍDEO | Assaltos a lojas em Vitória aumentaram mais de 100% em comparação ao ano passado

No Centro de Vitória, comerciantes afirmam que só estão conseguindo manter os negócios abertos com a contratação de segurança particular

Em comparação ao ano de 2020, o número de assaltos na capital capixaba, Vitória, aumentou em mais de 100% entre os meses de janeiro e julho. Fortemente prejudicados, comerciantes afirmam que só conseguem manter as portas abertas com investimentos em segurança.

Um dos casos aconteceu em uma financeira que fica no Centro de Vitória. A ação do criminoso foi registrada pelas câmeras de videomonitoramento. No vídeo, é possível ver o momento em que um homem entra no local com uma mochila nas costas.

Em seguida, um outro rapaz também chega ao estabelecimento, mas fica perto da porta. O de mochila, segundo as funcionárias, teria anunciado o assalto. De acordo com testemunhas, o homem não mostrou a arma; mas ameaçou as vítimas. 

O suspeito ordenou que ninguém gritasse e pegou oito celulares das mesas. Em seguida, os homens fugiram. O crime aconteceu em plena luz do dia. A financeira fica na Avenida Jerônimo Monteiro, uma das mais movimentadas do Centro.

"Era por volta de 13h30, quando um rapaz chega de bolsa e a gente pede uma referência. Na hora que ele abre a mochila para pegar o documento, ele deu um passo para frente e anunciou o assalto", contou uma funcionária do estabelecimento que não quis se identificar.

Indignada com o assalto, ela disse que é preciso mais atenção da Polícia Militar no Centro de Vitória.

"O Centro está abandonado há muitos anos e meu apelo é que os policiais rodem de moto, a pé, façam mais guardas, para que a gente possa trabalhar mais tranquilo e possamos também sair de casa", disse.

Foto: Dayse Torres

Assaltos são frequentes na capital capixaba

Além dos inúmeros casos registrados no Centro, no bairro Santo Antônio, também em Vitória, um comerciante foi rendido por três homens armados.

 A vítima foi trancada no banheiro da loja de roupas e os assaltantes deixaram um prejuízo de cerca de R$ 13 mil.

Na Rua Duque de Caxias, muitas lojas estão com portas fechadas devido à violência. Os empresários das poucas lojas que mantiveram as portas abertas disseram que só conseguem manter o funcionamento com estratégias, como por exemplo, contratar segurança particular.

Aumento no número de assaltos

Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) revelam que entre os meses de janeiro e julho deste ano, houve um aumento de 108% no número de assaltos em Vitória, se comparado ao mesmo período do ano passado. 

Segundo a Sesp, em 2021 foram 156 assaltos a estabelecimentos comerciais. Em 2020, foram 75.

Sobre o assalto à financeira no Centro de Vitória, a Polícia Civil informou em nota que o caso está sendo investigado e outras informações não serão repassadas para não atrapalhar as investigações.

* Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda