Polícia

Aulas retornam, mas ônibus ainda não circulam em Nova Almeida, após dia de confronto com a PM

Nesta quinta, o comércio funcionou normalmente e o policiamento continuou reforçado em toda região


Foto: Reprodução TV Vitória

O cotidiano em Nova Almeida, na Serra, ainda não foi totalmente normalizado. A prefeitura informou que as escolas e os postos de saúde vão funcionar, normalmente, nesta sexta-feira (29). Na manhã desta quinta (28), o comércio abriu. A tarde, as aulas da rede pública foram retomadas, mas os ônibus do Transcol pararam de circular, novamente, no início da noite. 

Segundo a Ceturb, os coletivos chegaram a fazer o itinerário normal, no modelo circular, ou seja, sem ficar parado no ponto final, no fim da tarde desta quinta. Entretanto, a partir das 19h, os ônibus pararam de entrar no local. Os coletivos seguem apenas até o radar em Marbela, a dois quilômetros da entrada do bairro, por orientação da Polícia Militar. Não há previsão de retorno dos ônibus.

Nesta quinta, o comércio funcionou normalmente e o policiamento continuou reforçado em toda região com diversas viaturas e agentes de equipes da segurança pública, como a Força Tática, o Batalhão de Missões Especiais (BME) e o K9. O reforço no policiamento vai continuar, enquanto for necessário.

A Prefeitura da Serra informou que o funcionamento das escolas (que atendem a 3.200 alunos) e das unidades de saúde será normal nesta sexta-feira (29) com reforço da Guarda Municipal. Somente as aulas da manhã de quinta-feira foram suspensas. A tarde, foram retomadas. 

Confronto com a PM resultou em mortes, prisões e carro jogado no Rio Reis Magos

Nova Almeida foi palco, na última quarta-feira (27), de um confronto entre suspeitos de uma facção criminosa e policiais, após a morte de Jeferson da Silva de Oliveira, de 22 anos, durante uma ação da PM. 

Houve toque de recolher com lojas e comércio fechados, além de ataques ao prédio do Destacamento da Polícia Militar (DPM) com tiros. Um outro suspeito foi morto e três homens foram presos. 

Lucas Melo/TV Vitória
Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória

Segundo moradores, Jeferson foi baleado por policiais militares na manhã desta quarta-feira, mesmo após ter se rendido. A PM nega e afirma que o rapaz tinha envolvimento com tráfico de drogas. O helicóptero do Notaer sobrevoou a região dando apoio às operações policiais.

"Os policiais foram ao local fazer abordagem. Foram em direção a esse rapaz. Ele, vendo que seria alcançado, sacou uma arma no intuito de atirar contra os policiais. O policial teve que efetuar um disparo, que acabou atingido esse cidadão. Ele estava em posse de uma pistola 380, com 19 munições. Ele foi socorrido", informou o capitão da PM Diego D'avilla.

DPM de Nova Almeida foi atacado nesta quarta-feira

Os agentes afirmaram que, durante a manifestação, criminosos, em meio à multidão, aproveitaram para atacar o prédio do Destacamento da Polícia Militar (DPM) com tiros. Neste momento, um outro rapaz, ainda sem identificação, foi baleado e morreu em seguida.

LEIA TAMBÉM: Moradores fazem protesto após morte de jovem em Nova Almeida, na Serra

O balneário conhecido pelos seus pontos turísticos, como a histórica Igreja de Reis Magos, teve seu cotidiano de tranquilidade modificado durante toda a quarta. Grupos de moradores iniciaram o protesto na praça central, que se estendeu pela Avenida Milton David.

Num posto de gasolina próximo à praça, vídeos gravados por moradores revelam que um outro policial, que estava a paisana, foi baleado de raspão. Ele reagiu e atirou em um homem, que foi detido. 

Carro é jogado dentro do Rio Reis Magos por criminosos

Durante a tarde, a Polícia Militar foi acionada por um homem que passava na região e disse ter escutado tiros. Ele contou que estacionou o carro e saiu correndo. Em seguida, suspeitos quebraram o vidro e levaram o veículo que mais tarde foi encontrado dentro do Rio Reis Magos. Nenhum suspeito foi detido.

Polícia diz que três homens foram detidos

No início da noite de quarta, o patrulhamento no bairro foi intensificado por militares da Força Tática. A Polícia Civil informou que o corpo de Jeferson da Silva Oliveira foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, assim como o corpo do jovem que morreu durante o confronto na praça.

A PC Informou, ainda, que dois suspeitos, de 19 e 22 anos, foram levados à delegacia e autuados em flagrante por tentativa de homicídio qualificado contra agente de seguranca pública.

O suspeito de 22 anos foi levado para o Centro de Triagem de Viana. Já o de 19 anos foi levado para um hospital e de lá seguiu para o sistema penitenciário. Além deles, um rapaz de 18 anos foi detido por ter um mandado de prisão em aberto. 

* Com informações dos repórteres Gabriel Cavalini e Lucas Melo da TV Vitória/Record TV 




Pontos moeda