Polícia

Golpe da “visita técnica”: clientes de TV a cabo denunciam assaltos em Vitória

Uma moradora do bairro Jardim da Penha diz que criminosos ligam para clientes da operadora NET alegando que precisam realizar uma visita técnica para atualização tecnológica

Uma usuária das redes sociais relatou o que teria acontecido, em Vitória Foto: Reprodução/Facebook

Nas últimas semanas, mensagens de alerta que circulam em grupos de um aplicativo de mensagens multimídia e em páginas de redes sociais, alertam clientes de uma operadora de TV a cabo sobre um crime que estaria acontecendo em bairros de classe média de Vitória.

Em uma das publicações, uma moradora do bairro Jardim da Penha, em Vitória, diz que criminosos ligam para clientes da operadora NET alegando que precisam realizar uma visita técnica para atualização tecnológica. Os criminosos chegam a confirmar documentos e fazem a visita. Já no apartamento, os suspeitos anunciam assalto e roubam os clientes.

"Agorinha aqui em Jardim da Penha, um prédio foi assaltado por uma dupla de bandidos usando uniforme da NET, com nome e CPF dos moradores em mãos. O porteiro do prédio os deixou entrar e eles assaltaram um apartamento, tendo em mãos os dados do morador", dizia uma publicação.

Além de registros no Espírito Santo, nas redes sociais, clientes da mesma empresa no Rio de Janeiro também relataram o mesmo fato. Os criminosos parecem ter informações privilegiadas, já que confirmam o número da documentação dos clientes.

Em nota, a NET informou que não está ciente do caso citado na reportagem, mas está à disposição da polícia para colaborar com as investigações.

Já a Polícia Civil do Espírito Santo, também em nota, disse que não possui esse registro e orienta que as vítimas denunciem os casos à polícia.

Empresas tentam driblar golpe

"Conheça seu leiturista" é uma iniciativa Foto: Reprodução

Algumas empresas tentam facilitar a forma com que os clientes possam identificar os funcionários. A concessionária responsável pela distribuição de água na Grande Vitória, a Cesan, facilitou a identificação de funcionários.

Agora é possível identificar, por meio de fotos, os contratados que realizam a leitura dos hidrômetros todos os meses. A medida, que entrou em vigor recentemente, contribui para dar mais segurança aos moradores. Para realizar essa identificação é necessário utilizar o navegador Google Chrome, acessar o site e clicar no banner localizado no canto inferior direito, onde está escrito “Conheça seu leiturista".

Pontos moeda