Polícia

Atraso de assistente social causa tumulto no Sistema de Verificação de Óbitos em Vitória

Por volta das 10 da manhã, as primeiras pessoas começaram a ser chamadas. Os carros de funerária do interior do Estado foram os primeiros a serem liberados

As famílias passaram a madrugada esperando a liberação dos corpos Foto: TV Vitória

O suposto atraso de uma assistente social teria causado um tumulto no Sistema de Verificação de Óbitos, no bairro Bento Ferreira, em Vitória. Por conta disso, algumas famílias ficaram desde a noite da última quinta-feira (11) até esta sexta-feira (12) à espera da liberação de corpos.

O segurança Jonas de Oliveira chegou por volta das 4 horas. “Estamos aqui desde cedo, tem funerária com o corpo, e não é liberado”, relatou.

Segundo as pessoas que aguardavam do lado de fora, a assistente social responsável pela entrevista inicial estava atrasada. “Era para a mulher chegar às 8 horas, mas agora [quase 10 horas] ela não chegou ainda. Isso é desumano com a gente”, destacou o segurança.

Por volta das 10 da manhã, as primeiras pessoas começaram a ser chamadas. Os carros de funerária do interior do Estado, que estavam parados desde o começo da noite, foram os primeiros a serem liberados, e um corpo foi levado pelo rabecão para o Departamento Médico Legal (DML).

Um funcionário, que pediu para não ser identificado, contou que havia mais de 15 corpos dentro do SVO na manhã desta sexta-feira, e que alguns chegaram na noite de quinta. Ele também confirmou que a funcionária realmente chegou atrasada.

A aposentada Odilia Porto de Jesus, de 78 anos encontrou o filho de 49 anos morto no banheiro de casa, na noite da última quinta-feira. Ela ficou em estado de choque e precisou ir para o hospital. Depois de medicada, foi para o SVO. Chegou no local às 6 horas e viu o sofrimento da noite anterior duplicar.

“Isso é terrível. A gente fica triste com isso. Estou desde a madrugada esperando liberar o corpo dele e nada. A assistente social saiu e não aparece”, disse a aposentada

A coordenação do Serviço de Verificação de Óbito informou que houve uma sobrecarga pontual devido a uma necessidade maior de tempo para coleta da história social, mas os corpos já estão sendo liberados.

Pontos moeda