Polícia

Chegada do Pokémon Go acende alerta para risco de roubos de celulares no Estado

Na quarta-feira, um adepto da nova "febre eletrônica" teria tido o aparelho levado por bandidos, no momento em que tentava "capturar" pokémons em Vila Velha

Chegada do game ao Brasil pode aumentar a quantidade de roubos de celulares Foto: Divulgação

A chegada do jogo Pokémon Go ao Brasil acendeu o alerta nas autoridades policiais sobre o risco do aumento do número de assaltos em vias públicas. E no Espírito Santo não é diferente. Nesta quarta-feira (03), por exemplo, um adepto da nova "febre eletrônica" teria tido o celular roubado por bandidos, no momento em que tentava "capturar" pokémons em Vila Velha.

O fato, no entanto, não foi confirmado oficialmente pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), que alegou que o mesmo ainda precisaria ser investigado. De qualquer forma, as autoridades policiais sabem que esse tipo de ocorrência pode aumentar, com a chegada do jogo, e orientam a população a manter os cuidados habituais.

"A gente sabe que esse jogo tem uma dinâmica específica. A orientação é que a pessoa evite usar o celular em vias públicas, mas o jogo requer exatamente isso. Por isso, precisamos adaptar nossas recomendações a essa realidade. Então é importante escolher locais para jogar onde as chances de acontecerem roubos ou acidentes sejam menores, como parques, por exemplo. Também é importante ter cuidado com a integridade física, evitando cercas elétricas, arames farpados. A pessoa tem que ter a consciência de que o jogo acontece no mundo virtual, mas ela está no mundo real", orientou o diretor do Ciodes, tenente-coronel Brezinski.

Segundo o diretor, também é importante que o usuário esteja acompanhada no momento em que estiver jogando. "O ideal é que estejam em grupos de três a quatro pessoas, sendo que uma delas não esteja jogando. Se forem adolescentes, que estejam acompanhados de um adulto, que possa observar a aproximação de pessoas estranhas e alertar sobre a presença de algum buraco ou qualquer outra coisa que represente risco", destacou.

O tenente-coronel também frisou a necessidade de tomar cuidados para que a pessoa que esteja jogando não cometa alguns delitos. "É importante que se tenha cuidado também para não invadir propriedades alheias, pois isso pode configurar crime de invasão de domicílio", alertou.

Chegada ao Brasil

O Pokémon Go foi liberado para ser baixado no Brasil para usuários do IOS e Android, na última quarta-feira. O jogo já registrou recordes de usuários nos mais de 30 países onde o lançamento já foi feito oficialmente. No Brasil, alguns jogadores já conseguiram ter uma prévia do jogo por meio de contas de outros países.

Pontos moeda