Polícia

Espírito Santo tem menor índice de homicídios registrados em 21 anos

Dados apontaram também que roubo a pessoa teve retrocesso de 29% e roubo em transporte coletivo caiu 31%

O Espírito Santo registrou a menor quantidade de homicídios em 21 anos, durante o mês de julho. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), foram registradas 69 ocorrências durante o mês e 60 municípios - o que representa 77% das cidades capixabas - não tiveram nenhuma morte violenta ao longo dos 31 dias.

De acordo com a Sesp, é a menor quantidade de homicídios de homicídios referente a esse período na série histórica, desde 1996. Há quatro meses, o Estado registra, consecutivamente, menos de 100 assassinatos. A redução dos homicídios é de 23,7%, quando comparado ao mesmo período de janeiro a julho do ano passado.

Com 669 assassinatos até 31 de julho de 2018, a taxa é a melhor da série histórica, desde 1996. Segundo a secretaria, nos dias 27 e 29 do mês passado, não ocorreram assassinatos em todo o Estado e a Grande Vitória tem apresentado queda de 22,7% nos homicídios. Nas demais Regiões Integradas da Segurança Pública, as reduções também têm sido verificadas.

A Região Norte, que recebeu a primeira reunião itinerante de monitoramento de dados da Segurança Pública, no último dia 27 de julho, apresentou queda de 32,7% de mortes violentas neste ano, enquanto a Noroeste obteve redução de 33%. Na região Serrana, houve 14,7% menos homicídios em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a região Sul se aproxima dos menores índices de assassinatos registrados nos últimos seis anos.

As quedas também foram observadas nos índices de crimes contra o patrimônio. Dados fechados do primeiro semestre apontaram que roubo a pessoa teve retrocesso de 29%, roubo em transporte coletivo caiu 31%, roubo em comércio regrediu 43% e furto/roubo de veículos apresentou retração de 26%.

As polícias, neste ano, têm apreendido mais armas, contabilizando 1.724 apreensões, e realizaram, até o momento, 1.287 operações de cumprimento de mandados.

Pontos moeda