Polícia

Espírito Santo registra, em média, 33 assaltos a ônibus por mês, diz Sesp

De janeiro a julho, foram registrados 232 ocorrências de assalto. O índice mais alto foi registrado no mês de abril, com 44 assaltos

Foto: Marlon Max / Folha Vitória

De acordo com dados de Secretaria de Estado de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp), o estado teve 33 assaltos a coletivos no mês de julho. De janeiro a julho, foram registrados 232 ocorrências de assalto. O índice mais alto foi registrado no mês de abril, com 44 assaltos. A média mensal é de 33 assaltos.

Segundo o levantamento do deputado estadual, Danilo Bahiense (PSL), que preside a Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado da Assembleia Legislativo, os principais alvos dos criminosos são os coletivos que circulam na Grande Vitória.

Porém, também há registros de ocorrências em outras regiões, como Linhares, Cachoeiro, Fundão, Sooretama, entre outros. Na tentativa de reverter o quadro de insegurança, o deputado requereu a abertura da Frente Parlamentar de Combate à Violência nos Transporte Coletivos, que foi aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (14).

A Frente Parlamentar tem a programação de circular por pontos de ônibus, ônibus, terminais e discutir o tema junto aos passageiros, rodoviários e a suas entidades sindicais. O deputado acrescentou que ainda há outros delitos, como abuso sexual dentro dos ônibus, que estarão em pauta.

“Conversando com quem é usuário e com quem trabalha com o transporte coletivo, certamente chegaremos a indicações e propostas boas para toda a sociedade. Certamente haverá indicações, tanto ao Estado quanto aos municípios, que servirão para mostrar quais são os pontos mais mal iluminados e que viram alvos de atuação para os bandidos, gargalos dos terminais, as vias em que mais ocorrem os ataques. São informações importantes para embasar o nosso trabalho”, disse o deputado.

Também serão convidados para o debate a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb/ES), o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), as Polícias Civil e Militar, Secretaria de Estado da Segurança Pública e outros. 

Ocorrências de assaltos por mês

Janeiro: 30

Fevereiro: 26

Março: 34

Abril: 44

Maio: 39

Junho: 26

Julho: 33


Pontos moeda