Polícia

Operação que investiga crime financeiro milionário cumpre mandados em Vila Velha

A Operação Masqué apura ocultação e lavagem de dinheiro proveniente de remessas irregulares de divisas ao exterior

Foto: Divulgação

Uma operação conjunta entre a Receita Federal, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal cumpre mandados de busca e apreensão em Vila Velha, na manhã desta terça-feira (20). A Operação Masqué apura ocultação e lavagem de dinheiro proveniente de remessas irregulares de divisas ao exterior. Mandados também são cumpridos em São Paulo.

Ao todo, quatro mandados, expedidos pela Justiça Federal, estão sendo cumpridos por policiais federais e servidores da Receita Federal nas duas cidades. A Justiça determinou também o sequestro de imóveis, embarcações e valores, além da indisponibilidade de automóveis dos investigados.

A operação é o desdobramento de uma investigação que identificou a prática de evasão de divisas entre os anos de 2009 e 2010. Na ocasião o grupo movimentou cerca de 100 milhões de dólares por meio de 1.178 contratos de câmbio fraudulentos. Diante dessa irregularidade, auditores-fiscais da Receita Federal fiscalizaram as empresas e empresários envolvidos, autuando-os em R$ 894 milhões, montante atualizado inscrito em dívida ativa.

Foi verificado ainda que o grupo utilizava de documentação forjada, como conhecimentos de transporte marítimo, e do auxílio de funcionários de uma corretora de valores, para a celebração de contratos de câmbio, enviando dinheiro irregularmente ao exterior. Esses contratos de câmbio irregulares eram vinculados a Declarações de Importação não referentes às remessas enviadas.

Durante a investigação, foram identificados dezenas de imóveis e duas embarcações, bens avaliados em R$ 40 milhões, fruto do lucro obtido pelas remessas ilegais de recursos ao exterior e ocultados em nome de laranjas e empresas de fachada. Todo patrimônio identificado foi sequestrado por determinação da Justiça Federal.

Pontos moeda