Polícia

Em seis meses, mais de 700 ônibus foram assaltados na Grande Vitória

A maior parte dos assaltos aconteceu no município da Serra

Foto: Matheus Moraes | Folha Vitória

A insegurança é algo constante entre os moradores da Grande Vitória. Para quem depende do transporte público, essa realidade é ainda mais próxima.

Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) apontam que de janeiro a junho deste ano, mais de 700 ônibus foram assaltados na Grande Vitória.

O medo de se tornar vítima e ter os pertences roubados é grande, mas ainda é possível encontrar situações em que os criminosos vão além e utilizam a violência, como no caso em que um adolescente de 16 anos foi esfaqueado durante o assalto.

Experiência traumática para alguns

Vítima da criminalidade dentro dos ônibus, uma mulher, que preferiu não se identificar, contou que ficou traumatizada após ter sido assaltada dentro de um coletivo.

Leia também: Roubo de celulares aumenta bloqueio de linhas no ES

Mesmo após 20 dias, a mulher, que está grávida de dois meses, não consegue esquecer do momento em que teve uma arma de fogo apontada para ela.

"Ele anunciou o assalto muito nervoso, alterado e armado. Quando eu me deparei, ele já estava com a arma apontada para mim e eu não tive o que fazer, não tive reação e só entrei em desespero", disse.

Mais de 700 coletivos assaltados na Grande Vitória

De acordo com dados da  Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), a maior parte destas ocorrências, 371 delas, foram registradas no município da Serra

Em nota, a GVBus, informou que em caso de roubo ou furto, os motoristas são orientados a registrarem o boletim de ocorrência. 

A empresa afirmou ainda que são realizados investimentos em câmeras de videomonitoramento para prevenção dos crimes. 

Leia também:

>> Criminosos entram em ônibus e levam celulares de passageiros na Serra

>> Homens armados assaltam passageiros do Transcol na Rodovia Leste-Oeste

Na quinta-feira (12), um ônibus da linha 523, que sai do Terminal de Jacaraípe, na Serra, e vai até o Terminal de Jardim América, em Cariacica, foi surpreendido por criminosos. 

Mais de 12 pessoas foram rendidas por três assaltantes. Eles levaram bolsas, celulares e mochilas. O crime aconteceu por volta de meia noite e, após o roubo, os criminosos fugiram em direção ao bairro São Torquato, em Vila Velha.

Segundo informações da polícia, uma das vítimas reagiu, e após deixar um rapaz ferido, o criminoso fugiu sem levar nada. O jovem foi levado para um hospital de Vila Velha.

A Polícia Civil informou que todos esses casos são investigados pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra o Transporte de Passageiros (DCCTP).

* Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda