Polícia

Empresário da Praia do Canto é preso e fábrica de fios elétricos é interditada na Serra

Um laudo do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo, IPEM, aponta que os fios produzidos na fábrica, administrada pelo suspeito, apresentavam irregularidades

Foto: Divulgação/ procon

Um empresário da Praia do Canto, em Vitória, que administrava uma fábrica de fios elétricos na Serra, foi preso na manhã desta terça-feira (10), pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor. A empresa foi interditada durante a ação.

Realizada de forma integrada com a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa (Ales) e com o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (IPEM), a Operação Elétron investiga irregularidades na fabricação dos fios.

De acordo com laudo do IPEM, os fios elétricos produzidos pela fábrica, que eram vendidos para todo o país, apresentavam irregularidades capazes de causar o superaquecimento da rede de energia, curto circuitos e até mesmo incêndios, além de aumentarem significativamente o consumo de energia elétrica, gerando aumento da conta do consumidor.

Leia também: Chefão do tráfico de drogas é preso pela PF em casa luxuosa de Guarapari

Os documentos arrecadados durante a investigação mostram que a empresa vendeu o produto fora das normas de segurança para hospitais, igrejas, escolas, construtoras e diversas lojas de Material de Construção. Lojas que acabaram revendendo a mercadoria para um número incalculável de consumidores finais, acarretando não só prejuízo financeiro, mas verdadeiro risco à vida de inúmeros consumidores.

O suspeito ainda não teve a identidade divulgada. Mais detalhes serão repassados em uma coletiva realizada na tarde desta terça-feira.

Pontos moeda