Polícia

Nove homens são presos suspeitos de violência contra a mulher na véspera dos 15 anos da Lei Maria da Penha

As prisões ocorreram na semana em que a Lei Maria da Penha completa 15 anos

Foto: Reprodução / TV Vitória

Na semana em que a Lei Maria da Penha completa 15 anos, a Polícia Civil realizou uma operação que prendeu nove homens suspeitos de praticarem violência doméstica e familiar em várias cidades do Espírito Santo.

Os suspeitos foram detidos durante a Operação Marias que prende homens suspeitos de agressão às mulheres. A ação é comandada por policiais da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher e no mês de agosto ganhou ainda mais atenção.

Leia também: 'Estávamos na melhor fase da nossa vida', diz grávida agredida pelo marido na Serra

Lei Maria da Penha completa 15 anos

Além de ser o mês do Agosto Lilás, campanha nacional de divulgação da Lei da Maria da Penha, a operação também marca o aniversário de 15 anos da lei, celebrado neste sábado (07).

As prisões preventivas aconteceram nas cidades de Serra, Cariacica, Vitória, Vila Velha, Viana, Aracruz, Venda Nova do Imigrante, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus. 

Também foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e foram apreendidos um revólver calibre 32, um simulacro, munições, celulares e pen drives.

Reprodução / TV Vitória
Reprodução / TV Vitória
Reprodução / TV Vitória

"Essas apreensões realizadas são extremamente importantes porque com elas nós evitamos a prática, inclusive, de crimes mais graves tais como feminicídio, porque por meio dessas armas e munições apreendidas esses homens autores de violência estavam ameaçando a vida dessas mulheres", apontou a delegada Cláudia Dematte.

Leia também: 

>> Homem confessa que matou ex-esposa por pensão e não fica preso

>> Família de mulher assassinada pelo ex-marido quer entender porque ele ainda está solto

Ainda de acordo com a delegada, somente de janeiro a junho deste ano, foram realizadas 1.030 prisões em flagrantes de suspeitos de violência doméstica.

"Esses números vão aumentar porque não vamos parar. Os homens que insistirem em praticar violência contra a mulher serão devidamente investigados e punidos. Durante todo o mês de agosto, por meio da campanha do Agosto Lilás, a nossa divisão continuará com todo o rigor no enfrentamento à esse tipo de violência", afirmou.

Foto: Marcos Santos/USP

Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) revelam que diariamente 51 mulheres procuram a polícia para registrar boletim de ocorrência a respeito de violência doméstica. Um número que, segundo a delegada, é importante, mas que ainda precisa melhorar.

"À mulher que for vítima de violência doméstica e familiar, o meu pedido é que ela não se cale jamais, que ela denuncie desde a primeira violência sofrida. Em geral, não começa com violência física, começa com xingamentos, humilhações, evolui para uma violência psicológica por meio de um crime de ameaça, por exemplo, e depois temos uma lesão corporal e por fim temos até mulheres tendo a vida ceifada simplesmente por serem mulheres", disse.

Leia também: Três suspeitos de tentativa de homicídio contra mulheres são presos na Serra

Ginecologista preso no Norte do ES

Uma das prisões mais recentes aconteceu na madrugada desta sexta-feira (06) na cidade de São Mateus, região Norte do Estado. 

Um médico ginecologista de 46 anos foi preso, suspeito de abusar sexualmente de pacientes durante consultas.

Projeto sinal vermelho

Foto: Reprodução / TV Vitória

Uma ferramenta para ajudar mulheres vítimas de agressão é o projeto sinal vermelho contra violência doméstica. 

A vítima pode usar uma caneta ou batom vermelho, fazer um X na palma da mão e mostrar para funcionários de repartições públicas e privadas, como uma forma de pedido de socorro.

Para aquelas que tiverem coragem, a delegada recomenda que procurem uma delegacia, assim como fez essa dona de casa de 36 anos que, nesta semana, depois de ser agredida pelo companheiro na frente da filha de apenas 10 meses, resolveu dar um basta, e denunciar.

* Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda