Polícia

Motorista de app é preso em flagrante no ES se masturbando durante corrida

Uma jovem de 21 anos estava dentro do veículo no momento do crime. A passageira, filha de um policial militar aposentado, conseguiu flagrar o ato e enviar para o pai, por meio de um aplicativo de mensagens

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

Um motorista de aplicativo de 42 anos foi preso em flagrante no último sábado (08) enquanto se masturbava durante uma corrida. Uma jovem de 21 anos estava dentro do veículo no momento do crime. A passageira, filha de um policial militar aposentado, conseguiu flagrar o ato e enviar para o pai, por meio de um aplicativo de mensagens.

A jovem filmou o crime. As imagens mostram o motorista fazendo o movimento de masturbação enquanto a passageira está sentada no banco de trás. A moça, que chamou a corrida em Cariacica, seguia para a Serra, quando desconfiou das atitudes do motorista.

À reportagem da TV Vitória/Record TV, a jovem contou que já estava na Serra quando percebeu que o homem começou a se masturbar. Foi neste momento que ela filmou e pediu ajuda para o pai. Ela chegou a exigir que o motorista parasse com o veículo, mas ele insistiu em seguir com a corrida. 

Para o pai, a jovem enviou o vídeo, os dados do motorista, do carro e a localização em tempo real (veja a conversa abaixo). Uma viatura da Polícia Militar localizou o automóvel tempos depois. Segundo a polícia, durante a abordagem o motorista estava com o zíper aberto e o órgão genital exposto. Ele resistiu e foi retirado do veículo pelos policiais.

Reprodução
Reprodução

Em depoimento, o criminoso negou os fatos, mas, mesmo assim, foi detido e levado para o Plantão Especializado da Mulher, em Vitória. Com ele, a polícia apreendeu uma cartela de comprimidos de Viagra, utilizados para disfunção eétril.

O carro do motorista também foi apreendido e levado para a delegacia. O homem foi identificado como Adriano Osório de Alcântara Tristão. Ele foi autuado por importunação sexual e encaminhado par ao presídio.

A jovem, ainda bastante assustada, acredita que, se não fosse a polícia, o homem poderia ter feito algo pior. Ela diz que teme em utilizar, de novo, um carro de aplicativo. "Estou com medo, não quero pegar Uber nem tão cedo", afirmou.

A reportagem do Folha Vitória tenta contato com a defesa de Adriano. O espaço segue aberto para manifestação.

O que diz a Uber

A empresa para qual o motorista trabalhava se pronunciou por meio de nota, e afirmou que o cadastro dele já foi desativado assim que tomou ciência dos fatos. Leia na íntegra:

"A Uber repudia qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres e acredita na importância de combater e denunciar casos de assédio e violência. O motorista parceiro teve sua conta desativada da plataforma assim que a empresa tomou conhecimento do episódio. A Uber se coloca à disposição para colaborar com as autoridades no curso das investigações.

A Uber defende que as mulheres têm o direito de ir e vir da maneira que quiserem e têm o direito de fazer isso em um ambiente seguro. Por isso, desde 2018 a empresa mantém o compromisso de participar ativamente do enfrentamento da violência contra a mulher e segue investindo constantemente em conteúdos educativos contra o assédio para motoristas.

Em conjunto com o Instituto Promundo, foi lançado o Podcast de Respeito e mais recentemente a Uber lançou uma campanha educativa de combate ao assédio também em parceria com o MeToo Brasil. Além disso, também em parceria com o MeToo, a plataforma possui um canal de suporte psicológico para apoiar vítimas de violência de gênero.

Segurança é uma prioridade para a Uber e inúmeras ferramentas atuam antes, durante e depois das viagens para torná-las mais tranquilas, como, por exemplo, o compartilhamento de localização, gravação de áudio, detecção de linguagem imprópria no chat, botão de ligar para a polícia, entre outros".

* Com informações da repórter Rafaela Freitas Ferron, da TV Vitória/Record TV

Pontos moeda