Polícia

Força Nacional vai atuar na segurança pública no MA

Redação Folha Vitória

Brasília - A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) vai atuar na segurança pública na cidade de São Luís e Região Metropolitana, em apoio ao governo do Maranhão. A determinação está presente em portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 24.

Inicialmente, a Força Nacional ficará na capital maranhense pelo período de 30 dias, com o objetivo de "preservar a ordem pública, a incolumidade das pessoas e do patrimônio na cidade de São Luís e Região Metropolitana". Esse prazo, porém, poderá ser prorrogado, caso necessário. A decisão de enviar a Força Nacional para a capital do Maranhão foi tomada pelo Ministério da Justiça, que levou em consideração manifestação expressa da governadora Roseana Sarney (PMDB), contida em ofício de 22 de setembro.

Desde o último sábado, 20, a Região Metropolitana de São Luís registrou ataques em pelo menos oito diferentes pontos. A onda de violência começou depois de uma transferência de detentos para o novo presídio São Luís III. Ônibus, viaturas e carros foram incendiados. A principal suspeita é que os ataques estejam sendo coordenados de dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Pontos moeda