Polícia

Novo presidente assume na Guatemala, enquanto antecessor é detido

Redação Folha Vitória

Cidade da Guatemala - Cidade da Guatemala, 04/09/2015 - O juiz Miguel Angel Gálvez determinou na noite de quinta-feira que Otto Pérez Molina, que renunciou à presidência da Guatemala nesta semana, fosse detido. Pérez Molina é suspeito de envolvimento em um esquema de corrupção que envolveu vários nomes de seu governo. Também na quinta, o vice-presidente Alejandro Maldonado foi empossado na presidência, onde deve ficar até janeiro, quando acaba o mandato de Pérez Molina.

Maldonado, um conservador de 79 anos e ex-membro do principal tribunal da Guatemala, pediu que todo o gabinete renuncie e pediu à sociedade civil que ajude na formação do governo, a fim de unir os guatemaltecos e restabelecer a confiança. Ele foi bastante aplaudido.

Os promotores afirmam que Pérez Molina, visto há tempos como o homem mais poderoso do país, foi parte de uma rede de corrupção que dava a empresas descontos em impostos de importação, em troca de subornos. "Nós estamos convencidos de que ele está envolvido", afirmou a procuradora-geral Thelma Aldana. O ex-presidente negou as acusações e disse que é vítima de perseguição de rivais políticos.

A vice-presidente anterior de Pérez Molina, Roxana Baldetti, já está na prisão, aguardando julgamento por suposto envolvimento com a rede de corrupção. Ela também diz ser inocente.

Milhares de guatemaltecos foram às ruas celebrar a saída do presidente. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda