Polícia

Novas imagens revelam que PMs viram acusados bebendo e dirigindo antes do acidente que matou casal na 3ª Ponte

Os dois policiais militares entraram na boate e ficaram de frente, a poucos centímetros dos acusados, que ingeriam cerveja. Minutos depois, já do lado de fora, os acusados se dirigem para o carro sob o olhar dos policiais

Foto: Reprodução TV Vitória

O jornalismo da Rede Vitória teve acesso, com exclusividade, a imagens internas da boate em que os acusados Ivomar Rodrigues Gomes e Oswaldo Venturini Neto, consumiram bebida alcoólica, antes de provocarem o acidente que causou as mortes de Brunielly da Silva, de 17 anos e Kelvin Gonçalves, de 23 anos, em 22 de maio.

As imagens internas da boate revelam que dois policiais militares estavam no local. Em determinado momento, Oswaldo aparece ingerindo cerveja na frente dos policiais. Do lado de fora do estabelecimento, os policiais observaram o momento em que os acusados saem do local.

Cronologia dos fatos

Em depoimento, um amigo dos acusados, que estava com eles na noite do acidente, relevou que os três estavam em um bar em Vitória, quando Ivomar sugeriu, por volta de 22h40, ir até a boate de Vila Velha para tomarem uma 'saideira', em uma boate de um amigo.

Quando chegaram até a boate, os três entraram sem serem revistados, prática incomum na entrada do estabelecimento. 

1h: Os policiais militares aparecem no balcão da boate. Eles conversam durante alguns minutos com a mulher que opera o caixa do estabelecimento e observam o movimento do local. Neste momento, Ivomar chega, acompanhado do amigo, para pagar a conta. Em seguida, Oswaldo aparece bebendo uma cerveja. Ele fica parado ao lado do policial militar e apoia a bebida no balcão.

1h16 o trio sai da boate. Do lado de fora, Oswaldo e Ivomar se cumprimentam em frente aos policiais militares. Neste momento, outra guarnição da PM aparece no local e os policiais vão ao encontro da viatura. Os acusados e um outro amigo conversam e mais tarde, Oswaldo passa novamente em frente aos policiais, bebendo cerveja. Em seguida, os acusados entram nos veículos e saem do local, em frente aos policiais militares, que observam a saída dos acusados.

Especialista: 'eles tinham o dever de autuar'

Ao analisar as imagens, o advogado criminalista Alex Bello Lino disse que "a polícia militar deveria intervir, caso tivessem ciência de que essas pessoas estavam bebendo e assumiram a direção do veículo. Deveria abordá-los e prendê-los em flagrante". 

Sobre o fato de os policiais estarem na boate, fardados e em horário de serviço, o advogado disse que "se eles tinham ciência de que aquele lugar era uma casa de prostituição, eles tinham o dever de autuar em flagrante o proprietário da casa, porque manter casa de prostituição é crime. Se eles tinham essa ciência, eles cometeram o crime de prevaricação".

Vídeos foram apagados de boate

Outro fato relevante é que, segundo um investigador da Polícia Civil, o dono da casa noturna disse, durante as investigações, que apagou os vídeos da boate, que mostram Oswaldo e Ivomar bebendo. O proprietário justificou que apagou o vídeo por estar sofrendo represálias de algumas pessoas. "A pessoa que alterou, de alguma forma, a cena do crime, está cometendo o crime de fraude processual", diz o advogado Alex Bello. 

Outras imagens exclusivas, da Terceira Ponte, mostram que os carros de Ivomar e Oswaldo ficaram parados em cima da ponte, durante alguns minutos, momentos antes do acidente. Segundo o advogado criminalista, cabe às investigações, descobrir se neste momento houve algum combinado para a prática do racha. 

Outro lado

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que tomará as medidas cabíveis, caso sejam comprovadas quaisquer irregularidades na conduta dos policiais envolvidos. A corregedoria informou que não teve acesso às imagens internas da boate, mas reforçou que os fatos serão apurados. Segundo a nota, "os policiais que realizam patrulhamento ostensivo em regiões de comércio noturno, com aglomeração de pessoas e bens materiais, possuem orientação para realização de visitas nesses estabelecimentos, com o objetivo de trocar informações com seguranças privados e funcionários, e checar se há algum tipo de ocorrência em andamento, ou algo suspeito".

A defesa de Ivomar Rodrigues Gomes disse que não teve acesso às mídias do processo. O advogado de Oswaldo nega que o acusado tenha ingerido bebida alcoólica antes do acidente. Ele disse ainda que Oswaldo não bateu na moto das vítimas, por isso não pode responder pelo homicídio do casal. 

O dono da boate disse que já esclareceu os fatos à Polícia Civil e não tem mais declarações a fazer.


Pontos moeda