Polícia

Mais de 100 cigarros eletrônicos e essências ilegais foram apreendidos na Serra

A ação aconteceu nos bairros André Carloni, Novo Horizonte, Parque Residencial das Laranjeiras e Vista da Serra. Três pessoas foram presas e cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Durante uma operação de repressão ao comércio ilegal de cigarros eletrônicos na Serra, três pessoas foram presas e cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Materiais ilícitos também foram apreendidos como os próprios cigarros eletrônicos e as essências utilizadas no dispositivo.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

A ação foi realizada nesta terça-feira (13) por meio do 10º Distrito Policial da Serra e aconteceu nos bairros André Carloni, Novo Horizonte, Parque Residencial das Laranjeiras e Vista da Serra.

LEIA TAMBÉM: Traficantes investigados por ataques armados em Vila Velha são presos

Foto: Divulgação / Polícia Civil

No total, foram apreendidos 108 cigarros eletrônicos, 185 essências para o dispositivo e 14 acessórios também usados nos cigarros.

O titular do 10º Distrito Policial da Serra, delegado Josafá Silva, afirmou que a operação foi importante para desestimular a comercialização do produto.

"Os três detidos, proprietários de estabelecimentos comerciais, foram autuados em flagrante pelo crime contra a ordem econômica e as relações de consumo, previsto no artigo 7°, inciso IX, da Lei 8.137/1990. Os conduzidos foram autuados na forma culposa, sendo arbitrada fiança que foi devidamente paga e assim eles foram postos em liberdade. Em um dos locais, nada de ilícito foi encontrado”, disse o delegado.

Operações semelhantes foram realizadas em outras cidades do ES

No dia 05 de agosto, a Polícia Civil deflagrou a “Operação Vapor”, com o objetivo de combater a comercialização ilegal de cigarros eletrônicos e outros acessórios para o dispositivo. A operação foi realizada em diversos estabelecimentos comerciais em Vitória, Vila Velha, Serra e Guarapari.

Durante a operação, três pessoas foram presas e mais de 2 mil unidades de cigarros eletrônicos foram apreendidas. Além do dispositivo, também foram apreendidas 677 essências para cigarros eletrônicos, 263 componentes de cigarro eletrônico, 500 gramas de ácido bórico e mais de 400 mil unidades de pinos vazios.

No dia 25 de julho, a equipe da Delegacia de Polícia de Jaguaré prendeu um homem de 40 anos, no Centro da cidade. O suspeito tem um comércio no município e estava vendendo ilegalmente cigarros eletrônicos e vapers.

Cigarros eletrônicos prejudicam a saúde, diz médico

Durante a coletiva de imprensa da “Operação Vapor”, realizada no dia 11 de agosto, o médico legista Cássio Laiber disse que o pulmão de uma pessoa que faz o uso de cigarro eletrônico se assemelha ao pulmão de uma pessoa que foi infectada com o vírus da Covid-19. 

“O vape foi inventado para evitar os efeitos colaterais do alcatrão e do CO2. Porém, durante os estudos, foi identificada nos usuários a pneumonia lipóide, que dificulta a troca gasosa entre o pulmão e o sangue. O raio X de um pulmão com pneumonia lipoide é muito similar ao pulmão de quem já teve Covid-19”, comentou o médico.
Pontos moeda