Polícia

PM reformado é preso durante investigação sobre desaparecimento de perito no ES

A polícia também cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de um sargento do Corpo de Bombeiros

Foto: Reprodução / TV Vitória
Correção: anteriormente, afirmamos que, além do PM reformado, o sargento também havia sido preso. Somente o policial militar foi preso e a matéria foi corrigida.

O policial militar reformado Lucas dos Santos Lage foi preso na Barra do Jucu, em Vila Velha, durante uma operação na manhã da última quinta-feira (01). Na casa dele, foram encontradas drogas, material para embalo e venda de entorpecentes, além de um veículo e um celular, que ele tentou arremessar para uma casa vizinha.

A prisão aconteceu durante operação que investiga desaparecimento do perito Celso Marvila Lima, visto pela última vez na noite de 3 de agosto. Além dele, a polícia também cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de um sargento do Corpo de Bombeiros.

O policial foi surpreendido pela operação às 6h da manhã desta quinta-feira (01), demorou a abrir a porta, sendo flagrado por um drone arremessando um celular em uma casa vizinha. Ele estava em casa, acompanhado da esposa e da filha de apenas quatro meses.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp, clique aqui e participe

Depois que os policiais conseguiram entrar na residência, localizaram o aparelho e, além do celular, a polícia apreendeu uma arma irregular, uma quantidade significativa de drogas, material para embalo, balança de precisão e um veículo. Ele foi detido e encaminhado ao Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa, em Vitória.

Na delegacia, Lucas foi autuado e depois encaminhado ao quartel de Maruípe, onde segue preso. Ele é soldado e foi afastado para aposentadoria após passar por problemas psicológicos.

Para a polícia, ele alegou que a arma encontrada no imóvel não era dele e sim de um sargento do Corpo de Bombeiros e iria apenas fazer a limpeza do objeto.

A operação também cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do bombeiro militar, que não estava na residência. Mas no local foram apreendidas duas caixas de celulares, dois carregadores, uma caixa de pistola e munições.

O bombeiro foi encontrado pelos policiais da operação ainda nesta quinta-feira (01), no Regimento de Polícia Montada, onde estava acompanhado de outros colegas. Lá a polícia apreendeu o carro dele e o celular pessoal.

A operação foi realizada pelo Departamento Especializado de Homicídios de Vila Velha, que investiga o desaparecimento do perito criminal.

O que diz a defesa do PM

A defesa de Lucas dos Santos Lage informou que ele nega qualquer participação com relação ao homicídio do ex-policial e presidente do Jockey de Itaparica, Celso Marvila Lima. Outras informações estão impossibilitadas de serem divulgadas, já que as investigações estão sob segredo de justiça.

Por fim, a defesa relatou que Lucas declara a sua total confiança nas instituições envolvidas e ao final das investigações a sua inocência será comprovada.

O suspeito passará por audiência de custódia ainda nesta sexta-feira (02).

Relembre desaparecimento

Celso Marvila desapareceu no início de agosto. Ele era presidente do Jockey Club e foi visto pela última vez quando deixava o local.

Cerca de duas horas depois, o carro dele foi encontrado incendiado em uma área rural, na Estrada de Xuri, em Vila Velha. Dentro do veículo estava o celular do perito, que foi destruído pelas chamas.

Marvila atuou como perito criminal da Polícia Civil por 42 anos. Ele se aposentou em 2020 e então começou a se dedicar ao clube. Procurada pela reportagem, a família não quis se pronunciar.

Todos os vestígios recolhidos durante a operação foram encaminhados ao Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa, em Vitória. Não há informações se alguém foi preso durante a operação. Até o final da manhã, o corpo do perito não havia sido localizado.

* Com informações da repórter Rafaela Freitas para a TV Vitória | RecordTV

Pontos moeda