Polícia

Oito fornos de carvão são interditados pela Polícia Ambiental em Domingos Martins

Foi na localidade de Paraju, zona rural de Domingos Martins, a constatação de oito fornos para produção de carvão vegetal, 250 sacos de carvão e lenhas de eucalipto

No momento da fiscalização os fornos não estavam em funcionamento. Foto: Divulgação/PMA

Na tarde desta terça-feira (21), oito fornos de carvão irregulares foram localizados pela Polícia Militar Ambiental em Domingos Martins. O proprietário não possuía autorização para o funcionamento da atividade e responderá por crime contra o meio ambiente.

O fato aconteceu na localidade de Paraju, zona rural de Domingos Martins. Durante patrulhamento os policiais avistaram fornos de carvão em um terreno e prosseguiram ao local para fiscalização.

Foi constatada a existência de oito fornos para produção de carvão vegetal, 250 sacos de carvão e lenhas de eucalipto. No momento da fiscalização os fornos não estavam em funcionamento.

A atividade não foi licenciada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF). Além disso, não havia documentação que comprovasse a origem da madeira utilizada para queima. Os fornos foram interditados e os materiais apreendidos, sendo confeccionado um boletim de ocorrência ambiental e relatório fotográfico, que serão encaminhados ao órgão ambiental.

A Polícia Ambiental informa que a produção de carvão vegetal depende de licenciamento pelo IDAF antes da instalação do empreendimento. A pena prevista para o crime de instalar ou fazer funcionar serviço potencialmente poluidor sem autorização do órgão ambiental competente é a de detenção de um a seis meses e multa.

Pontos moeda