• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Oito fornos de carvão são interditados pela Polícia Ambiental em Domingos Martins

Polícia

Oito fornos de carvão são interditados pela Polícia Ambiental em Domingos Martins

Foi na localidade de Paraju, zona rural de Domingos Martins, a constatação de oito fornos para produção de carvão vegetal, 250 sacos de carvão e lenhas de eucalipto

No momento da fiscalização os fornos não estavam em funcionamento. Foto: Divulgação/PMA

Na tarde desta terça-feira (21), oito fornos de carvão irregulares foram localizados pela Polícia Militar Ambiental em Domingos Martins. O proprietário não possuía autorização para o funcionamento da atividade e responderá por crime contra o meio ambiente.

O fato aconteceu na localidade de Paraju, zona rural de Domingos Martins. Durante patrulhamento os policiais avistaram fornos de carvão em um terreno e prosseguiram ao local para fiscalização.

Foi constatada a existência de oito fornos para produção de carvão vegetal, 250 sacos de carvão e lenhas de eucalipto. No momento da fiscalização os fornos não estavam em funcionamento.

A atividade não foi licenciada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF). Além disso, não havia documentação que comprovasse a origem da madeira utilizada para queima. Os fornos foram interditados e os materiais apreendidos, sendo confeccionado um boletim de ocorrência ambiental e relatório fotográfico, que serão encaminhados ao órgão ambiental.

A Polícia Ambiental informa que a produção de carvão vegetal depende de licenciamento pelo IDAF antes da instalação do empreendimento. A pena prevista para o crime de instalar ou fazer funcionar serviço potencialmente poluidor sem autorização do órgão ambiental competente é a de detenção de um a seis meses e multa.