Polícia

Operação da PF investiga crimes contra Sistema Financeiro Nacional em Vila Velha

Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos na sede da organização

Computadores, HD's externos, telefones celulares, tablets e diversos documentos foram apreendidos durante a deflagração da Operação Dracmex, realizada pela Polícia Federal do Espírito Santo na manhã desta terça-feira (10) em Vila Velha. Ninguém foi preso.

Durante a operação, foram realizados os cumprimentos de cinco mandados de busca e apreensão na sede da organização conhecida como Besty Trade/World Exchange/Worldex, em domicílios de representantes e de alguns dos envolvidos. O objetivo era combater supostos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, praticados pela organização. O efetivo contou com a participação de 23 policiais federais.

Entenda o caso

Em abril deste ano o Ministério Público Federal (MPF/ES) recebeu a requisição para investigar eventuais crimes contra o Sistema Financeiro Nacional praticados pela Besty Trade, que realizava, sem a devida autorização, oferta pública de distribuição de derivativos no mercado Forex, que são valores mobiliários sujeitos à regulamentação e à fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Após a emissão de alerta da CVM acerca da ilegalidade do negócio praticado, determinando a suspensão das atividades da organização, houve mudança de nomenclatura de Besty Trade para World Exghance e, posteriormente, para Worldex. De acordo com a PF, essas mudanças tinham o objetivo de contornar a restrição imposta.

Crimes investigados

Os investigados responderão pelos crimes previstos no Artigo 7° da Lei n° 7.492/86, Lei dos Crimes Contra o Sistema Financeiro Nacional, de emissão, oferta ou negociação, de qualquer modo, títulos ou valores mobiliários, sem autorização prévia da autoridade competente, sujeitos a pena de reclusão, de dois a 8 oito anos, e multa.

Pontos moeda