Polícia

Homens mais procurados do ES lideram tráfico de drogas em bairros de Vitória

Homicídio, tráfico de drogas e organização criminosa são alguns dos crimes que a dupla cometeu

Foto: Montagem Folha Vitória

Dois homens considerados os mais perigosos do Espírito Santo estão sendo procurados pela polícia. Geovani de Andrade Neto, o 'Vaninho', de 24 anos, e Fernando Moraes Pereira Pimenta, o 'Marujo', de 27 anos, são suspeitos de liderarem juntos o tráfico de drogas dos bairros da Penha e São Benedito, em Vitória. Ambos continuam foragidos.

'Marujo' tem uma extensa ficha criminal. Envolvido no crime desde 2014, segundo a polícia, trata-se de um homem perigoso por ser suspeito de chefiar o tráfico de drogas do Bairro da Penha. Ele é um dos mais procurados pelos policiais da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória.

Atualmente, a polícia conta que existem cinco mandados de prisão contra 'Marujo', sendo todos por homicídio, tráfico de drogas e organização criminosa. Ele é identificado como um dos responsáveis pelo tiroteio que deixou três mortos e dois feridos na divisa entre os morros da Piedade e do Moscoso, em janeiro.

Em março, os irmãos Damião e Ruan Reis são assassinados no morro da Piedade, em Vitória, com mais de 20 tiros cada um. Esse crime também pode ter o envolvimento de 'Marujo' e 'Vaninho'.

"Recentemente, em junho, nós fizemos diligências complementares, reunimos provas em relação ao envolvimento de ambos na morte dos irmãos Reis. Apresentamos essas provas, com a conclusão das investigações, com indiciamento dos dois por esses crimes e a solicitação da prisão preventiva deles", afirmou o delegado titular da DHPP de Vit´ória, Janderson Lube.

Foto: TV Vitória

'Marujo' e 'Vaninho' também foram apontados como suspeitos de mandarem atear fogo contra um carro da TV Vitória, na região do bairro Bonfim, na capital, no mês de maio. A ação aconteceu durante uma cobertura ao vivo de operação conjunta das polícias Civil e Militar.

A polícia diz que 'Vaninho', parceiro de 'Marujo', está envolvido com o crime desde 2012 e é ele quem lidera o tráfico de drogas do bairro São Benedito. Juntos, seriam os responsáveis por diversas mortes e tentativas de homicídios na Grande Vitória. "Eles têm uma liderança em parceria e ambos são as lideranças atualmente do Trem Bala na região de São Benedito e Bairro da Penha", disse o delegado.

Na última quinta-feira (26), a polícia indiciou 'Vaninho' por mais um crime: foi ele quem atirou em militares quando faziam abordagens a suspeitos no bairro São Benedito.

Em agosto, policiais faziam patrulhamento de rotina no bairro São Benedito e encontraram seis homens armados. Um deles era 'Vaninho', que conseguiu escapar, mas a polícia conseguiu prender Rafael Nascimento Santos, de 23 anos. De acordo com as investigações, ele é um dos seguranças de 'Vaninho'. Com ele, uma espingarda calibre 12 milímetros foi apreendida. "Com a prisão do Rafael a gente reuniu provas materiais e testemunhais para o indiciamento do 'Vaninho' pela tentativa de homicídio contra policiais", afirmou Janderson Lube.

Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV!

Pontos moeda