Homens mais procurados do ES lideram tráfico de drogas em bairros de Vitória

Polícia

Homens mais procurados do ES lideram tráfico de drogas em bairros de Vitória

Homicídio, tráfico de drogas e organização criminosa são alguns dos crimes que a dupla cometeu

Foto: Montagem Folha Vitória

Dois homens considerados os mais perigosos do Espírito Santo estão sendo procurados pela polícia. Geovani de Andrade Neto, o 'Vaninho', de 24 anos, e Fernando Moraes Pereira Pimenta, o 'Marujo', de 27 anos, são suspeitos de liderarem juntos o tráfico de drogas dos bairros da Penha e São Benedito, em Vitória. Ambos continuam foragidos.

'Marujo' tem uma extensa ficha criminal. Envolvido no crime desde 2014, segundo a polícia, trata-se de um homem perigoso por ser suspeito de chefiar o tráfico de drogas do Bairro da Penha. Ele é um dos mais procurados pelos policiais da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória.

Atualmente, a polícia conta que existem cinco mandados de prisão contra 'Marujo', sendo todos por homicídio, tráfico de drogas e organização criminosa. Ele é identificado como um dos responsáveis pelo tiroteio que deixou três mortos e dois feridos na divisa entre os morros da Piedade e do Moscoso, em janeiro.

Em março, os irmãos Damião e Ruan Reis são assassinados no morro da Piedade, em Vitória, com mais de 20 tiros cada um. Esse crime também pode ter o envolvimento de 'Marujo' e 'Vaninho'.

"Recentemente, em junho, nós fizemos diligências complementares, reunimos provas em relação ao envolvimento de ambos na morte dos irmãos Reis. Apresentamos essas provas, com a conclusão das investigações, com indiciamento dos dois por esses crimes e a solicitação da prisão preventiva deles", afirmou o delegado titular da DHPP de Vit´ória, Janderson Lube.

Foto: TV Vitória

'Marujo' e 'Vaninho' também foram apontados como suspeitos de mandarem atear fogo contra um carro da TV Vitória, na região do bairro Bonfim, na capital, no mês de maio. A ação aconteceu durante uma cobertura ao vivo de operação conjunta das polícias Civil e Militar.

A polícia diz que 'Vaninho', parceiro de 'Marujo', está envolvido com o crime desde 2012 e é ele quem lidera o tráfico de drogas do bairro São Benedito. Juntos, seriam os responsáveis por diversas mortes e tentativas de homicídios na Grande Vitória. "Eles têm uma liderança em parceria e ambos são as lideranças atualmente do Trem Bala na região de São Benedito e Bairro da Penha", disse o delegado.

Na última quinta-feira (26), a polícia indiciou 'Vaninho' por mais um crime: foi ele quem atirou em militares quando faziam abordagens a suspeitos no bairro São Benedito.

Em agosto, policiais faziam patrulhamento de rotina no bairro São Benedito e encontraram seis homens armados. Um deles era 'Vaninho', que conseguiu escapar, mas a polícia conseguiu prender Rafael Nascimento Santos, de 23 anos. De acordo com as investigações, ele é um dos seguranças de 'Vaninho'. Com ele, uma espingarda calibre 12 milímetros foi apreendida. "Com a prisão do Rafael a gente reuniu provas materiais e testemunhais para o indiciamento do 'Vaninho' pela tentativa de homicídio contra policiais", afirmou Janderson Lube.

Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV!