Uma pessoa é estuprada a cada 8 minutos no país, revela Anuário

Polícia

Uma pessoa é estuprada a cada 8 minutos no país, revela Anuário

Sete em cada 10 vítimas de estupro eram incapazes de consentir o ato porque eram crianças, tinham algum tipo de deficiência cognitiva ou estavam alcoolizadas

Foto: Reprodução

De acordo com um dado divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada oito minutos, uma pessoa é estuprada no Brasil. Em 2019, foram registradas 66.123 vítimas de estupro e estupro de vulnerável em todo o país.

Segundo a pesquisadora Isabela Sobra, a diferença entre estupro e estupro de vulnerável é que o segundo grupo é formado por menores de 14 anos ou pessoas que não podem consentir o ato. "Os estupros de vulneráveis ocorrem durante a semana no período da manhã e da tarde, enquanto os estupros ocorrem aos fins de semana e de madrugada", afirma.

O Anuário de Segurança Pública mostrou ainda que 57,9% das vítimas tinham no máximo 13 anos e 85% das vítimas são do sexo feminino. O estudo também informou que 92,5% dos estupros registrados em 2019 tinham um único autor e 7,5% tiveram múltiplos autores.

De acordo com a pesquisadora Samira Bueno, sete em cada 10 vítimas de estupro eram incapazes de consentir o ato porque eram crianças, tinham algum tipo de deficiência cognitiva ou estavam alcoolizadas.

Com informações do portal R7