Polícia

VÍDEO | Joias e dinheiro são encontrados em casa de empresário em Vitória

A apreensão faz parte de duas operações, denominadas Escape e Sumidouro, que estão sendo cumpridas na manhã desta sexta-feira (1º) na Grande Vitória

A Polícia e a Receita Federal apreenderam dinheiro, joias e documentos de um empresário do ramo de importação e exportação, em Vitória. Ele está sendo investigado por vários crimes financeiros. As apreensões aconteceram na casa e na empresa.

O empresário mora no bairro Jabour. No local, foram apreendidos cerca de R$ 50 mil, alem de joias, por volta de 5h30 desta sexta-feira (1º). Segundo testemunhas, o investigado estava em casa junto com a esposa e dois filhos. Ele não foi preso.

Segundo a polícia, o empresário é investigado por vários crimes financeiros, como câmbios ilegais, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, quando é enviado dinheiro clandestinamente para outro pais.

Foto: Divulgação / Polícia Federal

A polícia também esteve na empresa do investigado, onde foi apreendido um malote com vários documentos. Se comprovada a investigação, o empresário pode pegar mais de 10 anos de prisão.

Apreensão faz parte de operação da PF

A apreensão faz parte de duas operações, denominadas Escape e Sumidouro, que estão sendo cumpridas na manhã desta sexta-feira (1º) na Grande Vitória. O objetivo é reprimir a prática de crimes contra o sistema financeiro nacional, consistentes em operações de câmbio ilegais, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Na Operação Escape, as investigações começaram em 2018, com a notícia de que o principal alvo desta operação, juntamente a doleiros já denunciados em outro processo, teria realizado, entre os anos 2015 a 2018, movimentações financeiras suspeitas na ordem de mais de R$ 1 bilhão.

Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, sendo 11 na Grande Vitória e um na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, em endereços residenciais e comerciais de proprietários e pessoas ligadas às empresas investigadas.

As operações são realizadas por Policiais Federais da Delegacia de Repressão à Corrupção e Desvios de Verbas Públicas, a partir de investigação conjunta com o Ministério Público Federal e a Receita Federal do Brasil.

Pontos moeda