Polícia

Entenda passo a passo como aconteceu sequestro de empresário em Vitória

O empresário foi sequestrado na noite da última terça-feira (18) e resgatado na manhã desta quarta (19); veja o passo a passo as ações dos criminosos

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Um empresário foi rendido e sequestrado na noite desta terça-feira (18) no estacionamento da Praça do Iate Clube, na Praia do Canto, em Vitória. A vítima passou cerca de 18 horas refém dos criminosos. Um deles acabou preso e outros três estão sendo procurados.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (19), as equipes da Segurança ´Pública do Espírito Santo, Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal, detalharam toda a ação. Confira o passo a passo do sequestro: 

Sequestro às 20h 

Segundo informações repassadas pelo delegado Maurício Gonçalves, o sequestro começou por volta das 20h. O empresário estava no Iate Clube, onde realizou atividades no local e depois seguiu para o carro. 

"No momento que seguiu para o carro, localizado no estacionamento externo, foi rendido pelos criminosos, que estavam esperando. Os criminosos o colocaram no veículo, abaixado no banco de trás. Após, seguiram em fuga com a vítima e os dois carros", descreve. 

Carro segue em direção a Viana 

Os sequestradores, em posse da vítima, saíram da Praia do Canto, em direção à Praia de Camburi. Eles seguiram para a Rodovia das Paneleiras, na Serra, até o município de Viana. "Durante todo o momento, os criminosos realizavam ameaças à vítima. Além disso, pediam para abrir o telefone e realizar transferências bancárias para contas predestinadas", destaca a Polícia. 

Foto: Maria Clara Leitão

Sequestradores entram em contato com família 

Após a ação, a vítima foi mantida em cativeiro na localidade de Areinha, em Viana. Os criminosos realizaram o contato com familiares da vítima. Foram exigidas grandes quantidades de dinheiro, para que o empresário fosse liberado. "No momento que ele estava sob a posse dos bandidos, o empresário realizou transferências bancárias, entretanto, os valores não serão informados", afirmou. 

Família contactou os órgãos de segurança 

A família realizou o contato com órgãos de segurança, por volta das 7h da manhã, informando que o empresário estava sequestrado. A informação foi repassada pela integração entre os órgãos, entre eles: Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar. 

Veículo suspeito é abordado em Viana 

O Major Marcos, comandante do Batalhão de Viana, explicou que militares do policiamento extensivo de Viana receberam a notícia de um veículo suspeito no município. "No momento da abordagem, identificaram que o veículo estaria possivelmente envolvido em um sequestro em Vitória. Após conversa, o cidadão confessou o sequestro e confirmou a localidade", descreveu. 

NOTAER
NOTAER
NOTAER
NOTAER
NOTAER
NOTAER
NOTAER
NOTAER

Vítima é localizada em área rural de Viana 

Após as ações, o empresário foi localizado na região de Areinha, área rural de Viana. "A área era aberta, com um matagal muito fechado e alto, não havia uma construção de alvenaria ou uma casa, após a chegada dos policiais, os criminosos largaram as armas e fugiram, mas a vítima está bem", descreveu a Polícia. 

O delegado Maurício Gonçalves afirma que foram apreendidos documentos, mochilas, faca e arma de fogo, que passará por perícia.

Segundo o delegado-geral Darcy Arruda, a vítima foi resgatada com segurança. 

"Isso só foi possível  porque estamos realizando investimento em tecnologias, ferramentas de inteligência artificial, algumas até do Estado de Israel, possibilitando um trabalho célere, a partir da geolocalização. Entretanto, não podemos deixar de reforçar que as tecnologias dos nossos órgãos são fundamentais", destaca. 

Polícia utilizou tecnologia de Israel para localização

Segundo Arruda, a polícia realizou um vínculo por meio de parcerias com Israel, país localizado no Oriente Médio. A partir disso, foram oferecidos satélites, que, a partir de ondas de calor, conseguiram localizar a vítima com vida. 

"Conseguimos localizar o cativeiro muito rápido, identificar onde estava a vítima e resgatá-la com vida e segurança. Quando falamos de inteligência de Israel, é porque também tem uma fórmula de nos dar a geolocalização. Temos aqui ferramentas que são possíveis de identificar, mas também fizemos parcerias", ressaltou. 

"Sequestro de oportunidade"

Darcy Arruda concluiu dizendo o empresário foi vítima de um sequestro de oportunidade. "As ações se desenvolveram para um crime permanente de extorsão mediante sequestro. Devemos ressaltar que o estado é seguro, as polícias estão trabalhando de maneira integrada, mas é fundamental que todos os cidadãos tomem cuidados de preservação e não fiquem se expondo para não serem alvos", finalizou. 

LEIA TAMBÉM: Empresário é sequestrado na ´Praia do Canto e feito refém por 18 horas

Pontos moeda