Polícia

Criminosos se passam por funcionários do INSS para aplicar golpe do Auxílio Brasil no ES

Segundo a filha da vítima, uma mulher foi até a casa dela, em Vitória, fotografou os documentos e tentou contratar um empréstimo em nome da idosa

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória
Suspeita vai até à casa de idosa para aplicar golpe

Criminosos se passaram por funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e aplicaram o golpe do Auxílio Emergencial em uma idosa de 72 anos, na última quinta-feira (29), em Vitória. 

"Ligaram para ela falando que eram do INSS e falaram que iam enviar uma pessoa de lá do INSS para fazer o cadastro dela. A pessoa que ligou, falou que era teria o direito ao auxílio", disse a filha.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Uma mulher foi até a casa da vítima, em Vitória, fotografou os documentos dela e tentou contratar um empréstimo em nome da idosa. Para conseguir os documentos, a golpista alegou que ela tinha direito ao benefício do Auxílio Brasil.

A filha da vítima contou que a mãe não desconfiou. "Mais tarde, uma outra pessoa, uma mulher, foi até à casa dela, tirou fotos dos documentos dela, tirou foto dela segurando os documentos e depois foi embora", disse.

LEIA TAMBÉM: Empresário condenado por matar Gabriela Chermont é preso por tráfico internacional de drogas

Logo após a visita, a idosa recebeu uma ligação de uma empresa localizada em São Paulo perguntando se ela tinha autorizado alguém a fazer um empréstimo no nome dela, mas a vítima negou.

"Ela falou: 'não, não autorizei e nem solicitei empréstimo. A pessoa falou com ela: 'como que os documentos da senhora vieram parar aqui?'. Ela explicou e a pessoa do outro lado falou que ela tinha caído num golpe", explicou a filha.

LEIA TAMBÉM: Motorista que atropelou modelo em Camburi bebeu 43 goles de cerveja e vodca, diz polícia

Ela percebeu se tratar de um golpe apenas depois do telefonema. "Fomos à Delegacia Civil, registramos um boletim de ocorrência e, segundo o delegado, está ocorrendo muito, principalmente com pessoas de idade. É fácil de acontecer, porque eles geralmente enviam uma mulher, a pessoa se sente mais segura e acaba facilitando para eles", contou.

Apesar do registro do boletim de ocorrência, a filha da idosa teme que os golpistas consigam usar os dados da mãe para praticar outros crimes. "Eles fazem isso e daqui a três meses podem tentar de novo, daqui a um ano eles têm os dados dela e eles podem tentar de novo", disse.

LEIA TAMBÉM: Ex-policial abre fogo em creche e mata 22 crianças e 12 adultos na Tailândia

A TV Vitória/Record TV procurou o INSS, que esclareceu não entrar em contato com os beneficiários por meio de mensagem, aplicativos de conversa, ligações, e-mail ou visita presencial para oferecer empréstimos.

Segundo o órgão, o Auxílio Brasil, benefício pago pelo Governo Federal, não tem ligação com os benefícios pagos pelo INSS. Os beneficiários do Instituto de Seguridade Social, não se encaixam no perfil de quem recebe o Auxílio Emergencial.

LEIA TAMBÉM: Mulher é esfaqueada por ex após telefonar para amigo em Cariacica

A filha da idosa está revoltada pela situação que a mãe passou. Ela faz um alerta para que outras famílias não sejam vítimas do mesmo golpe. "Filhos, orientem seus pais, porque minha mãe, apesar de eu ter orientado ela antes, por achar que ela iria receber o Auxílio Emergencial, ela não me comunicou. Foi um erro dela", disse.

A Polícia Civil informou que o fato será investigado por meio do 1º Distrito Policial e, para que a apuração seja preservada, nenhuma outra informação será repassada. "Vamos ver se a gente consegue localizar essa pessoa que tá fazendo isso, que eles paguem pelos crimes que eles estão cometendo", desabafou a filha da idosa.

LEIA TAMBÉM: Empresário é condenado a pagar mais de R$20 mil por contrato de aumento de seguidores

A PCES destaca que a população pode auxiliar na investigação por meio do telefone 181. O Disque-Denúncia é uma ferramenta segura, onde não é necessário se identificar para denunciar. Todas as informações recebidas são investigadas.

As informações ao Disque-Denúncia ainda podem ser enviadas por meio do site, onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas.

O que diz o Ministério da Cidadania sobre o Auxílio Brasil

O Auxílio Emergencial foi uma política social destinada a mitigar impactos sociais das pessoas que estavam impedidas de desenvolver suas atividades durante a pandemia de covid-19.

As 16 parcelas do benefício, que repassaram mais de R$ 354,6 bilhões a 68,3 milhões de famílias, foram pagas entre abril de 2020 e outubro de 2021. Portanto, não há novas concessões para recebimento do benefício.

LEIA TAMBÉM: Médico abusou sexualmente de pelo menos 28 homens em hospital de Jaguaré

O INSS realiza perícias e é agente pagador dos benefícios assistenciais geridos pelo Ministério da Cidadania, a exemplo do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Auxílio-Inclusão. A autarquia é vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência.

Os beneficiários podem consultar informações sobre os programas sociais do Governo Federal por meio do aplicativo do Cadastro Único (disponível para os sistemas operacionais Android e IOS), pela Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania, por meio do telefone 121, ou em Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e postos de atendimento da Assistência Social nos municípios.

Informações verificadas também são veiculadas no portal do Ministério da Cidadania através do site gov.br/cidadania.

*Com informações da repórter Alessandra Ximenes, da TV Vitória/Record TV

Pontos moeda