Polícia

Homem é preso por maus-tratos a idosos em casa de repouso em Viana

O local abrigava 15 idosos, sendo que sete deles ficavam em uma casa na parte de trás do terreno, em condições piores que os demais

Foto: Fernanda Batista / TV Vitória

Uma casa de repouso para idosos, que funcionava há 7 meses, foi interditada no bairro Nova Bethânia, em Viana, na noite desta terça-feira (04). No local, os moradores sofriam graves maus-tratos, sendo que alguns chegavam a ser amarrados pelos pés às camas. O proprietário do local, Paulo Cesar Sabino, um homem de 51 anos, foi detido e conduzido à delegacia.

O local abrigava 15 idosos, sendo que sete deles ficavam em uma casa na parte de trás do terreno, em condições piores que os demais. Funcionários da prefeitura estiveram no local e, ao entrarem, encontraram inicialmente oito moradores. Mas, ao verificarem a documentação, é que descobriram que havia mais sete pessoas.

Foto: Reprodução / TV Vitória

O responsável foi então pressionado a mostrar o que havia na casa de trás. Quando ele finalmente liberou o acesso, encontrou os outros idosos, vivendo em péssimas condições.

Segundo o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social de Viana, Glaydiston Mendes, os idosos abrigados na outra casa eram mantidos em piores condições, possivelmente porque pagavam um valor mensal menor.

“A nossa equipe tem acesso a uma lista de instituições, então viemos ao local para verificar a situação em que os idosos se encontravam. O proprietário começou a ser pressionado para dar acesso ao restante da casa. Ele ficou muito nervoso, até que abriu passagem. Lá estavam escondidos sete idosos”, contou o secretário.

A equipe que esteve no local encontrou ataduras nos pés da cama que teriam sido utilizadas para manter os idosos amarrados, bem como um frasco de plástico preso a uma mangueira, que era utilizado para armazenar a urina de um senhor acamado.

Foto: Reprodução / TV Vitória

Nos quartos e banheiro não havia equipamentos de proteção e acessibilidade. A única ventilação vinha da porta e da janela na frente da casa. As outras janelas eram entre um cômodo e outro.

Os 15 idosos que viviam na instituição foram retirados de lá. Entre eles, uma parente de uma comerciante que concedeu entrevista à TV Vitória. Segundo ela, o proprietário da instituição parecia cuidar bem da senhora de 77 anos, mas afirmou também que nunca pôde visitar a casa dos fundos do terreno.

Destinação aos moradores

De acordo com a prefeitura, os idosos que não foram para as casas de familiares, foram levados para uma instituição credenciada pelo município. Estes são justamente os que estavam abrigados na casa de trás da instituição clandestina.

Segundo o secretário, foi feito contato com as famílias. “Inicialmente algumas resistiram a vir buscar os idosos, mas algumas vieram. Das que não vieram, os moradores foram encaminhados para instituições parceiras e estão sendo bem cuidados”, afirmou Mendes.

Questionada, a Polícia Civil informou que o conduzido foi autuado em flagrante pelos crimes de maus tratos contra idosos, apropriação de bens de idosos e por ter tentado impedir ação do agente fiscalizador. Ele foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana, tendo passado, antes, por exame de corpo de delito.

Reprodução / TV Vitória
Reprodução / TV Vitória
Reprodução / TV Vitória
Reprodução / TV Vitória

O que disse a prefeitura

Em nota, a prefeitura de Viana informou que, no final da tarde desta terça-feira (04), representantes da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social de Viana, do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, do Conselho Municipal de Assistência Social e da Vigilância Sanitária, realizaram visita no domicílio que prestava acolhimento para pessoa idosa.

Ao chegarem, os representantes constataram que 15 idosos estavam no local. parte deles em uma área não adequada aos cuidados, muito quente, sem ventilação. Também foram encontradas faixas que deveriam ser usadas para conter alguns deles. 

Confira na íntegra:

“O local não possuía regularidade jurídica, fiscal e inscrição nos conselhos municipais para funcionamento. Além disso, o local não apresentava equipe técnica capacitada para atendimento aos idosos.

Considerando as irregularidades constatadas, familiares foram chamados para buscar os idosos. Oito deles passaram a noite em um lar credenciado pela prefeitura até que os familiares se organizem para realizar reintegração ao seio familiar.

A Guarda Civil Municipal de Viana atendeu ao chamado da equipe que foi ao local e conduziu o proprietário do local para a 4ª Delegacia Regional de Cariacica para registro do boletim de ocorrência e para prestar esclarecimentos".

* Com informações da repórter Fernanda Batista para a TV Vitória | RecordTV

Pontos moeda