Polícia

Polícia prende quadrilha em operação contra o tráfico no Sul do ES

A ação resultou na prisão de dez suspeitos, oito homens e duas mulheres, e na apreensão de drogas, armas, munições e armas falsas

Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação/Sesp

A Polícia Civil prendeu uma quadrilha envolvida no tráfico de drogas durante a Operação Legado de Família, realizada em Rio Novo do Sul, na madrugada desta quinta-feira (10). 

A ação resultou na prisão de dez suspeitos, oito homens e duas mulheres, e na apreensão de drogas, armas, munições e simulacros de armas de fogo, incluindo um fuzil AR-15. 

LEIA TAMBÉM: 

Advogada é presa por ligação com roubo milionário em apartamento de Vila Velha

Jovem morto e mãe baleada: polícia prende 4 suspeitos e diz que vítima era inocente

Idoso é preso suspeito de oferecer sorvete e açaí para abusar de irmãs gêmeas no ES

O principal objetivo da operação foi combater a crescente ameaça das facções criminosas na comunidade de São José, transformada em um reduto do tráfico após o aumento da repressão policial no morro Santo Antônio.

"Nosso foco é proteger a comunidade local, que estava refém do tráfico de drogas e da violência que ele traz. O bairro São José se tornou um ponto estratégico para o tráfico, e nossa ação visa devolver a tranquilidade aos moradores", afirmou o delegado Djalma Pereira Lemos, responsável pela Delegacia de Polícia de Rio Novo do Sul.

A operação, que contou com o apoio da 9ª Delegacia Regional de Itapemirim, das Delegacias de Polícia de Piúma e Iconha, da Polícia Militar e da Guarda Civil de Marataízes, cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão. 

Entre os detidos, destaca-se um adolescente apreendido no bairro Borsoi, com uma porção de maconha e uma pequena quantia em dinheiro. Ele possuía um mandado de internação por tráfico.

Outro caso relevante foi a prisão de um homem de 31 anos, também no bairro Borsoi, com mandado de prisão por tráfico e associação ao crime. 

No Morro da Caixa D’Água, um suspeito de 26 anos foi detido com 18 pedras de crack escondidas debaixo do colchão. O homem alegou que estava envolvido no tráfico por estar desempregado.

Além das prisões, os agentes apreenderam duas armas falsas, sendo uma de um fuzil AR-15 e outro de pistola, além de sete celulares na residência de um adolescente no bairro São José. 

Em outra residência no mesmo bairro, foram encontrados três armas, incluindo uma pistola calibre 380 e uma espingarda, além de drogas, munições, balança de precisão e radiocomunicadores. 

Em um beco próximo, dois homens foram detidos com munições e dinheiro em espécie.

Todos os suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional, e os adolescentes apreendidos serão submetidos a medidas socioeducativas. 

A operação, que teve como foco desarticular o tráfico de drogas na região e restabelecer a segurança pública, será continuada com novas investigações e ações para evitar a retomada das atividades criminosas no local.