Polícia

Diplomas falsos no ES: operação do MP mira diretores e funcionários de instituições de ensino

Segundo o MP, a operação visa cumprir oito mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão em sete municípios

Foto: Divulgação MPES

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) deflagrou, na manhã desta terça-feira (26) a Operação "Pontas Soltas", que investiga o fornecimento de falsos diplomas de graduação, certificados de pós-graduação e cursos de extensão em instituições de ensino do Espírito Santo.

Segundo o MP, a operação visa cumprir oito mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão em Cariacica, Guaçuí, Fundão, São Mateus, São Gabriel da Palha, Serra e Vitória. Os mandados de prisão serão cumpridos em desfavor de diretores, sócios e funcionários de faculdades e institutos educacionais.

Ainda de acordo com o MPES, durante a primeira fase da operação denominada "Mestre oculto", deflagrada em julho de 2018, ficou evidente que instituições de Linhares e Rio Bananal atuavam como intermediários juntos às faculdades certificadoras. Na fase seguinte, as investigações avançaram e chegaram até os líderes da organização criminosa.

"A ação de hoje, a sexta fase da Mestre Oculto, tem como objeto desarticular um amplo esquema criminoso responsável pelo “comércio” de diplomas e certificados utilizados especialmente na busca pela nomeação em cargos públicos", diz a nota do MPES. A nova etapa da operação recebeu o nome de “Pontas Soltas”, devido aos novos núcleos de atuação da organização criminosa que foram identificados ao longo das investigações.

A operação, que é realizada por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Norte) e do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, é um desdobramento da operação "Mestre oculto".

Pontos moeda