Polícia

Cena de filme? Suspeito de homicídio foge do presídio de Xuri por forro do teto da sala de visita

Fuga aconteceu na segunda-feira (15), no momento em que Adailton Beraldo e outros sete internos foram levados para o parlatório, no horário de visita

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/TV Vitória

Um interno fugiu do Centro de Detenção Provisória de Vila Velha (CDPVV), no Complexo de Xuri, em Vila Velha, durante o horário de visita na manhã da última segunda-feira (15).

Adailton de Almeida Beraldo estava preso na unidade desde setembro deste ano. Ele tem passagens pela Justiça por homicídio e tráfico de drogas, entre outros crimes.

De acordo com uma fonte do Folha Vitória, que preferiu não se identificar, o detento conseguiu fugir passando pelo forro do parlatório e ainda passou por dois alambrados. 

"Durante a manhã, foram levados oito detentos para o parlatório, no horário da visita. E, durante a contagem dos presos, às 16 horas, constataram que só havia sete presos na cela. Puxaram as imagens de videomonitoramento e descobriram que ele conseguiu passar pelo forro do parlatório, que dá acesso ao telhado".
Foto: Reprodução/Sejus
Adailton tem passagens pela polícia por homicídio, tráfico de drogas e outros crimes 

Ainda segundo a fonte, Adailton estava algemado, mas a algema não estava devidamente travada. 

"Cada parlatório tem uma argola, onde as algemas dos presos devem ser travadas. Mas a dele não estava. Com isso, ele pode ter pego um pedaço de plástico e conseguiu abrir a algema".

A fonte disse ainda que, pelas imagens da câmera de segurança, foi possível identificar que o preso andou por um longo percurso dentro do presídio antes de conseguir chegar à área externa da unidade.

"Ele saiu no sentido da quadra da Galeria A e, depois, no sentido da Torre 2, que fica de frente para o asfalto. Depois que ele saiu do acesso à quadra, ele ainda teve que passar por dois alambrados, dentro do presídio. Esse percurso que ele fez foi longo e deve ter durado, no mínimo, oito minutos. Além disso, não havia nenhum servidor armado na torre por onde ele passou", relatou.

O que diz a Sejus sobre a fuga

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informou que a Corregedoria da pasta está apurando as circunstâncias da fuga e que o fato foi comunicado às autoridades policiais, bem como ao Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública Estadual.

A Sejus ressaltou ainda que, nos centros de detenção provisória, a visitação é realizada nos parlatórios, espaço onde, segundo a secretaria, não há contato físico entre interno e visitante, que ficam separados por uma parede de vidro. No local, a comunicação é estabelecida por telefone.

A Secretaria de Justiça informou ainda que o interno cumpre pena por homicídio desde o dia 25 de setembro de 2021.

Detento foi preso após homicídio em Dom João Batista

Na ocasião, Adailton foi preso em flagrante logo após um homicídio ocorrido no bairro Dom João Batista, em Vila Velha. Marcos Antônio Dias, de 24 anos, foi morto a tiros logo após ser liberado de uma abordagem da Polícia Militar.

Segundo a polícia, Adailton confessou ter matado Marcos Antônio. Com o suspeito, foi encontrado uma pistola calibre 9 milímetros. Ele foi autuado por homicídio, porte ilegal de arma e posse de drogas para consumo próprio.

Adailton foi encaminhado, inicialmente, para o Centro de Triagem de Viana. De acordo com o sistema da Sejus, ele foi transferido para o Complexo de Xuri cinco dias depois, no dia 30 de setembro.

LEIA TAMBÉM:
>> Quatro presos fogem da Penitenciária de Segurança Máxima em Viana
>> Fuga em presídio de Viana: três detentos já foram recapturados, diz Sejus
>> Segurança pública: Espírito Santo teve mais de 500 casos de evasão do sistema prisional em 2019

Pontos moeda