Polícia

"Muralha Eletrônica" de Vila Velha terá novos pontos para combater roubo de veículos

Prefeitura de Vila Velha vai incluir novos pontos de vigilância até o final do ano e estuda ampliar as funções do sistema de cerco que localiza veículos com restrições de furto e roubo

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Guarda Municipal de Vila Velha
Carro furtado foi detectado, monitorado pela Muralha Eletrônica e recuperado na orla de Itaparica em 14 de outubro

O sistema de videomonitoramento para coibir furtos e roubos de veículos em Vila Velha vai ser ampliado até o final de 2021. Os pontos monitorados nos acessos de entrada e saída da cidade vão subir de 19 para 24. 

A chamada Murada Eletrônica completou 50 dias de funcionamento e recuperou, até a última quarta-feira (03), 26 veículos, entre carros de passeio e motos. 

Tudo funciona através de um sistema de cerco eletrônico viário, de monitoramento de veículos, capaz de fazer identificação por placa, modelo e cor do automóvel ou motocicleta. 

Quando um veículo com restrições de furto e roubo ou com placas clonadas passa por um dos pontos de vigilância do sistema, é acionado um alerta na Central de Monitoramento.

A viatura mais próxima da Guarda Municipal é então disponibilizada para realizar a busca, acompanhamento e apreensão do veículo. As demais forças de segurança como Polícia Civil e Militar também são alertadas. O dispositivo vigia por 24 horas um total de 53 pistas.

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, tenente coronel Geovanio Ribeiro, avalia que a performance do sistema é positivo nesta fase inicial. Lembra que a atuação dela não ficou somente no combate a furto e roubo de veículos. 

"A Muralha foi decisiva, por exemplo, em orientar os policiais na identificação do veículo que transportava o responsável por aquela chacina no bairro Darly Santos, que chegou atirando num churrasco em outubro e acabou matando seis pessoas, que morreram em diferentes momentos. Com as informações do sistema comprovou-se que o veículo do suspeito havia entrado e saído do bairro nos horários condizentes com o crime. A partir das descrições das testemunhas sobre o modelo, alguns números da placa e cor do veículo, fizemos uma varredura e identificamos o trajeto do carro do suspeito, o que ajudou os agentes da Polícia Civil a chegar até ele", relembra.

Outro caso curioso, solucionado com o auxílio do sistema, foi a recuperação de seis motocicletas, todas com a mesma placa. Eram quatro motos, que foram abordadas pelos guardas municipais da cidade em Balneário Ponta da Fruta, Barra do Jucu, Cobilândia e Paul. Outras duas foram resgatadas em Vitória.

Leia também: 'Muralha eletrônica' para impedir furto de veículos começa a ser instalada em Vila Velha


Divulgação/Guarda Municipal de Vila Velha
Divulgação/Guarda Municipal de Vila Velha
Divulgação/Guarda Municipal de Vila Velha
Divulgação/Guarda Municipal de Vila Velha
Divulgação/Guarda Municipal de Vila Velha
Divulgação/Guarda Municipal de Vila Velha
Divulgação/Guarda Municipal de Vila Velha
Alessandro Reis/Prefeitura de Vila Velha

Para Ribeiro, as ocorrências envolvidas pela muralha provam que "o crime hoje anda sobre rodas". Ele aponta que geralmente, os veículos são utilizados para que os suspeitos pratiquem outros delitos. Podem usar para roubar pedestres ou então como fonte de desmanche.

O mapeamento destes veículos pode orientar, por exemplo, horário e locais com maior índice de veículos roubados circulando, servindo para projeção e programação de blitze ou posicionamento de viaturas em patrulhamento preventivo.

Entre as curiosidades apontadas, ele disse que o trajeto onde mais se registra o fluxo de veículos furtados ou com restrições em Vila Velha é a Avenida Vale do Rio Doce, que sai de São Torquato e passa pela sede da Polícia Federal (PF). A via dá acesso à região da Porto de Santana, em Cariacica.

Muralha poderá ser utilizada para fiscalizar serviços públicos

O secretário não quer ficar apenas no combate aos crimes envolvendo roubos e furtos de carros. Ele afirma que a Muralha poderá ser utilizada para desdobramentos e melhorias na mobilidade urbana, desenvolve. 

"Não estaremos só caçando veículos. Em 30 dias, o sistema registrou a passagem pelos pontos monitorados uma frequência de 8 milhões e 156 mil veículos. Com um cruzamento de dados, por exemplo, eu consigo estabelecer comportamento de fluxo, a dinâmica desse tráfego, horários de maior fluidez, enfim, que podem contribuir para decisões de maior impacto no trânsito", aponta. 

Ele prevê que o sistema também auxiliará na fiscalização de serviços públicos oferecidos pela própria Prefeitura de Vila Velha. 

"Poderemos verificar se os contratos estão sendo cumpridos, por exemplo, por parte de empresa de limpeza urbana, ao monitorar a frequência e os trajetos dos caminhões de coleta de lixo nos bairros",  planeja. 



Pontos moeda