Polícia

Serra, Cariacica e Vila Velha são as cidades com mais homicídios registrados em 2021 no ES

As informações são do Painel de Homicídios, elaborado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública

Matheus Foletto

Redação Folha Vitória
Foto: TV Vitória

As cidades de Serra, Cariacica e Vila Velha ocupam uma péssima posição no ranking de homicídios dolosos registrados nos primeiros 10 meses de 2021 no Espírito Santo. São os municípios com o maior número de casos entre todos do Estado.

Em todo Estado, 908 pessoas foram assassinadas entre janeiro e outubro deste ano. No mesmo período do ano passado, foram registradas 923 mortes (queda de 1,65%)

A Serra lidera o ranking com 117 assassinatos. Seguida de perto por Cariacica e Vila Velha, que possuem 116 e 115 mortes, respectivamente. Os dados são do Painel de Homicídios divulgado e elaborado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

O mês de agosto foi o mais violento na Serra, com 17 registros. Já em Cariacica, o maior número de casos foi registrado em janeiro, quando 20 pessoas foram mortas. Com 16 homicídios consumados, o mês de outubro foi o mais violento em Vila Velha.

Leia também

>> Três homicídios dolosos, aqueles com intenção de matar, são registrados por dia no ES

>> Em 9 meses de 2021, ES registra mais feminicídios do que em todo o ano passado

Redução de homicídios de 2021 para 2020

No entanto, em relação ao mesmo período do ano passado, Cariacica, Serra e Vila Velha registraram queda no número de casos. 

Em Cariacica, houve a maior redução (22,6%). Foram 150 assassinatos na cidade nos dez primeiros meses de 2020. No mesmo período deste ano, foram 116.

Em 2021, Serra e Vila Velha registraram queda de 15% os homicídios em relação a 2020. No município serrano, foram 138 homicídios entre janeiro e outubro do ano passado. No mesmo período de 2021, foram 117 mortes (redução de 15,02%). 

Em Vila Velha foram 115 assassinatos nos dez primeiros meses de 2021. Já entre janeiro e outubro de 2020, foram 136 (redução de 15,04%). Em toda a Região Metropolitana, a redução foi de 15,8%. 525 homicídios ocorreram nos dez primeiros meses de 2020. Entre janeiro e outubro de 2021, foram 442.

Assassinato após discussão por futebol em Vila Velha

Um dos homicídios registrados em Vila Velha foi o do caminhoneiro Anderson Marques Coutinho, de 37 anos. Ele foi assassinado no último sábado (31) após ser baleado durante uma discussão motivada por um jogo de futebol no bairro Santa Rita.

De acordo com testemunhas, a vítima e o suspeito eram conhecidos e discutiram enquanto assistiam a partida entre Flamengo e Atlético Mineiro em um bar localizado na Rua Olavo Bilac.

Foto: Reprodução

O caminhoneiro levou um tiro no peito e foi socorrido para o Hospital Evangélico, mas não resistiu e morreu.

A vítima trabalhava para uma empresa de biscoitos e massas, mas também fazia fretes para complementar a renda. Ele deixou um filho de 1 ano e 7 meses.

A Polícia Civil informou que o caso seguirá sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha e até o momento nenhum suspeito foi detido.

Criança implora para não morrer na Serra

Na Serra, outro caso recente aconteceu no bairro Cidade Nova. Um mecânico de 49 anos foi morto a tiros na última quinta-feira (28).

Os criminosos invadiram a casa dele e também tentaram matar a esposa e a filha de 6 anos do homem, que implorou pela vida. A arma dos bandidos falhou e eles fugiram.

A esposa contou para a polícia que estava na porta da cozinha conversando com um conhecido quando os criminosos chegaram por uma área de vegetação e perguntaram por um amigo da família.

Foto: TV Vitória

O homem, que estava no quarto assistindo televisão com a filha, disse que a pessoa não estava em casa. Diante disso, os criminosos atiraram quatro vezes contra ele e a vítima morreu na hora.

Vizinhos contaram que o mecânico era uma pessoa querida na região e não seria o alvo dos criminosos, que chegaram procurando por outra pessoa.

Em nota, a Polícia Civil informou que o caso seguirá sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Serra. Até o momento nenhum suspeito foi detido.



Pontos moeda