Polícia

Tiroteio assusta moradores da Grande São Pedro, em Vitória

Em menos de dois meses, mais de sete ocorrências foram registradas na região

Foto: Reprodução TV Vitória
As cápsulas ficaram espalhadas por todo o local do tiroteio

Um tiroteio assustou moradores do bairro São José, em Vitória, na manhã deste sábado (27). Os disparos atingiram carros que estavam estacionados no local, além de acertarem a porta de um estabelecimento.

Com medo, os moradores da região não quiseram gravar entrevista, mas disseram que era por volta das 7h30 da manhã quando foram acordados pelo tiroteio.

Segundo a população, os homens vieram atirando de uma rua que dá acesso à rodovia Serafim Derenzi. Os criminosos ainda efetuaram disparos em outra rua, próxima a anterior.

Violência que não acaba

Em menos de dois meses, a equipe da Folha Vitória registrou casos em que três pessoas foram mortas e quatro sofreram tentativa de homicídio na região da Grande São Pedro.

O caso mais recente foi registrado na última sexta-feira (26), também em São José. Dois jovens foram baleados na porta de uma igreja do bairro. Um deles, segundo a Polícia Militar, tem 21 anos. As vítimas foram socorridas por populares até o pronto atendimento. Para os policiais, o crime pode ter ligação com o tráfico.

Três dias antes, na Grande São Pedro, outra ocorrência resultou na morte de um homem de 40 anos. Evandro Almeida da Conceição foi morto a tiros perto de casa. Segundo familiares da vítima, o homem era pescador, mas há dois meses se envolveu com o tráfico e isso teria motivado o crime.

Horas depois do assassinato, policiais militares prenderam sete pessoas suspeitas de participação no homicídio. O veículo usado pelos atiradores também foi apreendido. No dia do crime, o sobrinho da vítima falou com a nossa equipe.

“Nós demos muitos conselhos, a família deu conselhos. Muitas vezes, a pessoa não ouve os conselhos”, conclui.

Há cerca de duas semanas, foram registradas outras ocorrências na região, desta vez no bairro Nova Palestina. Homens atiraram e mataram Erick Henrique de Souza, 23 anos. Ao atirar na vítima, os criminosos acabaram atingindo também um idoso de 65 anos. O jovem morto tinha passagens pela justiça por tráfico de drogas.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) garante que está trabalhando para diminuir o índice de homicídios na região. O secretário estadual de segurança pública, Alexandre Ramalho, explica que a situação na região é complexa.

“Estamos falando de organizações criminosas que se confrontam o tempo todo, numa faixa etária de 12 a 28 anos. Jovens inconsequentes, irresponsáveis, afastados das escolas, com famílias desestruturadas que só enxergam como matar e comercializar drogas”, elucida Ramalho.

No entanto, o secretário afirma que a polícia continua trabalhando para diminuir os homicídios na região da Grande São Pedro, mas também pede a contribuição de políticas públicas sociais.

“Nós temos que ter toda uma parte para buscar esses jovens e falar que esse não é o caminho a seguir, que você tem que buscar um emprego formal, tem que buscar educação, tem que preservar a família. É dessa forma que vamos tirar esses jovens dessa situação”, conclui.

Pontos moeda