Polícia

VÍDEO | Veja como quadrilha agia ao roubar joalherias do ES

Em dois assaltos, a quadrilha, liderada por Wkerle Guilherme Silvares, deixou um prejuízo de quase meio milhão de reais

Após a prisão do suspeito de planejar e dar suporte a uma quadrilha criminosa que cometia assaltos a joalherias de luxo na Grande Vitória, foram divulgadas imagens do circuito interno de segurança de um dos estabelecimentos que foram alvos da ação dos bandidos. 

Foto: divulgação / sesp

De acordo com a investigação da Polícia Civil, os crimes aconteceram no início deste ano, em lojas localizadas em Vila Velha e na Serra. A quadrilha deixou um prejuízo de, pelo menos, meio milhão de reais nas duas lojas. 

O homem, de 45 anos, identificado como Wkerle Guilherme Silvares, foi preso no dia 28 de outubro. Segundo a polícia, ele atuava com um outro suspeito e um  adolescente de 17 anos, que ainda não foram localizados. 

Foto: Divulgação Policia

No vídeo divulgado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), é possível ver como o adolescente e o outro homem, que efetuaram os roubos juntos a Wkerle, agiam durante o crime. 

As imagens mostram o momento em que o suspeito, que está de boné preto, aponta a arma para o atendente e anuncia o assalto. Rapidamente, o homem de camisa xadrez começa a puxar os cordões que estavam no mostruário. Após efetuar o roubo, a dupla levanta e vai embora.

Enquanto isso, de acordo com o delegado Gabriel Monteiro, Wkerle, que não aparece no momento do crime, estava em um veículo para auxiliar na fuga dos suspeitos. 

Envolvimento com o tráfico

Além de planejar e organizar cada etapa dos assaltos, Wkerle direcionava o dinheiro obtido nos crimes para o tráfico de drogas. 

Após a primeira ação, que aconteceu em janeiro, a residência do suspeito foi localizada e foram encontrados cordões de ouro quebrados, um carregador de pistola e entorpecentes. 

Foto: Divulgação Policia

Na operação deflagrada em outubro, mais uma vez, os policiais foram até a casa de Wkerle. Na ocasião, foram encontrados aproximadamente 3 kg de uma substância, que a PC acredita ser cocaína. 

"Ele tentou resistir à ação policial, mas foi detido. Dentro da residência, havia aproximadamente 3 kg de substância semelhante à cocaína. Isso indica que ele, junto da associação criminosa, estava roubando joalheiras de luxo para utilizar o dinheiro no tráfico de drogas", afirmou o delegado Gabriel Monteiro.


Pontos moeda