Polícia

Justiça do ES manda prender suspeito de abusar sexualmente de meninas no Brasil e nos EUA

Os mandados de prisão e de busca e apreensão contra o suspeito foram emitidos pela Justiça do Estado do Espírito Santo e cumpridos em São Paulo

Foto: Divulgação Polícia Federal

Um homem foi preso na manhã desta sexta-feira (18) durante uma operação deflagrada pela Polícia Federal do Espírito Santo. A investigação apura uma série da estupros de vulneráveis, extorsões e o armazenamento, divulgação e transmissão de imagens de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes brasileiras e dos Estados Unidos.

De acordo com a Polícia Federal, foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, em São Paulo. Os mandados foram expedidos pela Justiça Estadual capixaba.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Um dos objetivos da ação realizada nesta sexta-feira é colher prova que possam identificar outros suspeitos envolvidos no crime. 

Durante as buscas, segundo a polícia, foram encontrados vários dispositivos digitais, além de anotações que indicam o armazenamento de uma enorme quantidade de material associado à exploração e ao abuso sexual infantil.

Investigações começaram após pai denunciar abusos da filha de 13 anos

Segundo a Polícia Federal, as investigações do caso começaram a partir de denúncia realizada pelo pai de uma menina de 13 anos, que teria sido vítima do homem preso na manhã desta sexta-feira.

Para os policiais federais, o pai relatou que a filha teria sido contatada por uma rede social por alguém que, inicialmente, se identificava como uma mulher. Ela teria proposto uma espécie de gincana, com a realização de jogos que consistiam em pequenas tarefas.

LEIA TAMBÉM: Empresário é preso por aplicar golpes da falsa carta de crédito no ES

De acordo com o relato do pai, as tarefas foram evoluindo até que a menina foi convencida a dançar somente com a roupa íntima. Teria sido neste momento que, segundo o relato do pai à polícia, o suspeito revelou estar por trás do perfil da rede social e passou a ameaçar a adolescente. 

O homem, ainda segundo o pai, exigia a realização de mais vídeos, com condutas ainda mais gravosas e violentas que provocaram lesões nas partes íntimas da criança. A Polícia Federal acredita que o homem poderia vender as imagens na deep web, além de sua própria satisfação.

Homem preso também é investigado por crime contra menina nos EUA

Os policiais descobriram que havia uma informação da agência americana Homeland Security Investigation (HSI) que descrevia uma situação muito semelhante, em que uma menina residente no Texas, nos Estados Unidos, havia sofridos abusos sexuais infligidos da mesma forma que a vítima brasileira. 

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Após confronto, polícia encontra "escritório" do crime em área de mangue, na Serra

A investigação e as provas produzidas nos Estados Unidos indicavam que o responsável por aqueles crimes estaria no Brasil. Os investigadores seguiram buscando determinar a identidade do criminoso e o envolvimento em outros casos de exploração/abuso sexual infantil e crimes de ainda maior gravidade. Eles conseguiram chegar até o suspeito preso na capital paulista.

O material apreendido nesta sexta-feira será submetido à perícia técnica e a investigação terá foco na identificação de outras possíveis vítimas. Estima-se que dezenas de outras crianças tenham sido “estupradas remotamente” pelo preso.

LEIA TAMBÉM: Denúncias de imagens de abuso infantil na internet aumentam 9% em 2022

Ele poderá responder pela prática do delito de extorsão e estupro de vulnerável, bem como os crimes de produzir, transmitir e/ou armazenar material pornográfico envolvendo criança ou adolescente.

Pontos moeda