Polícia

Remédios falsificados: PF e Anvisa cumprem mandados no ES e em outros cinco estados

O grupo investigado importava e comercializava medicamentos falsificados em diversos municípios brasileiros

Foto: Freepik

Agentes da Polícia Federal, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de vigilâncias sanitárias cumprem um mandado de prisão e outros 32 de busca e apreensão no Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás em uma operação para desarticular um esquema de importação e comercialização de medicamentos falsos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

A "Operação Autoimune" foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (17). Os mandados foram expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Mato Grosso (SJMT).

Segundo a Polícia Federal, as investigações tiveram início após a apreensão de várias caixas de medicamento com o princípio ativo “neostigmina” no Aeroporto Internacional de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. 

As caixas de remédios vindas da Argentina estavam sem a documentação que comprovassem a entrada regular no território brasileiro.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Homem usa motosserra para quebrar porta de DPM no interior do ES

A investigação é resultado do compartilhamento de informações entre a Polícia Federal e a Anvisa, e do trabalho de análise do material apreendido durante "Operação Miastenia", deflagrada em agosto deste ano.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, a primeira fase da operação possibilitou que os investigadores tomassem conhecimento de que o mercado paralelo de medicamentos estrangeiros contava com a participação de diversas empresas de fachada.

LEIA TAMBÉM: Jovem é assassinada na frente da filha de 2 anos na Serra

O esquema, de acordo com a polícia, era praticado em 65 municípios brasileiros de 16 estados e do Distrito Federal. O grupo teria movimentado, em dez meses, cerca de R$ 4 milhões. 

Na operação foi apreendida uma caixa do medicamento imunoglobulina com origem argentina e comprovadamente falsificado.

Pontos moeda