Polícia

Polícia Civil divulga reforço no policiamento durante Verão 2018

Principais eventos da época, como Natal, Reveillon, Carnaval de Vitória e Carnaval Nacional, receberão atenção especial

Polícia Civil vai reforçar o atendimento à população durante os próximos meses

Com o objetivo de garantir a segurança dos cidadãos capixabas e dos turistas durante o verão, a Polícia Civil vai reforçar o atendimento nas delegacias nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Os principais eventos do verão, como o Natal, Reveillon, Carnaval de Vitória e Carnaval Nacional, receberão atenção especial na segurança.

O Plano Verão é um planejamento operacional desenvolvido pela PCES que promoverá ações de segurança pública, principalmente, nas áreas litorâneas do Estado que vão desde a fronteira do Rio de Janeiro até a Bahia, até o dia 13 de fevereiro de 2018. “O objetivo é garantir a tranquilidade a todos que pretendem aproveitar o verão aqui no Estado, oferecendo atendimento imediato à sociedade, além de promover ações de segurança pública e facilitar a logística de acesso dos órgãos de segurança às unidades de polícia judiciária”, contou o chefe de Polícia, delegado Guilherme Daré.

De acordo com o superintendente de Ações Estratégicas e Operacionais e responsável pelo Plano Verão 2018, delegado João Calmon, além dos reforços nos plantões das Delegacias Regionais, haverá implantações de novos postos de atendimentos e a implementação de Operações Policiais Especializadas.

“Para o Plano Verão, algumas unidades, que normalmente funcionam de segunda a sexta-feira, passarão a funcionar 24 horas para atender as demandas nas regiões, entre elas o Núcleo Avançado de Praia Grande, em Fundão, para atendimento ao público e diligências urgentes; o 29º Distrito Policial de Jacaraípe atuará no registro de ocorrências e orientações aos cidadãos durante as festividades do Reveillon e Carnaval”, informou.

Na região Sul, a Delegacia de Polícia (DP) de Piúma, funcionará em regime de plantão durante o período de Carnaval. No Norte, a DP de Conceição da Barra, vai permanecer em funcionamento durante o período de Reveillon e Carnaval. Já na Grande Vitória, o Distrito Policial de Santo Antônio, vai funcionar 24horas durante as festividades do Carnaval de Vitória.

Além dessas, os plantões das Delegacias Regionais em todo o Estado vão permanecer em funcionamento por 24horas e vão ganhar reforço no efetivo com policiais em regime de escala de serviço extra. Cada plantão de doze horas será composto por delegado, escrivão e investigadores e/ou agentes de polícia.

Pela Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), serão reforçados os plantões periciais, sendo eles o criminal e o papiloscópico, além do reforço no atendimento realizado pelo Departamento Médico Legal (DML) em Vitória e nas perícias realizadas nos plantões das Delegacias Regionais de Venda Nova do Imigrante, São Mateus, Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.

Já a Superintendência da Tecnologia da Informação e Comunicação (Sutic) e demais Superintendências vão providenciar a instalação de mais pontos de utilização do sistema Delegacia Online (Deon) para utilização da Polícia Militar, com o fim de dar celeridade ao registro das ocorrências policiais.

Operações

A Superintendência de Ações Estratégicas e Operacionais (Saeo) e a Superintendência de Polícia Especializada (SPE), por meio de suas unidades policiais, vão realizar diversas operações visando coibir práticas delituosas contra o consumidor, prevenir os crimes de fraudes, roubos, furtos e fiscalização de eventos/shows.

Para isso serão utilizados os policiais da Divisão de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio (DRCCP), da Delegacia de Defraudações e Falsificações (Defa), da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DFRV), da Delegacia Especializada em Tóxicos e Entorpecentes (Deten), da Delegacia do Consumidor (Decon), da Delegacia de Costumes e Diversões (Decodi), da Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle) e do Grupo de Operações Táticas (GOT).

Pontos moeda