Polícia

VÍDEO | Guarda Municipal tenta separar briga entre cachorros e atira em animal

O cão está internado em um hospital veterinário de Vila Velha

Estadão Conteúdo

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória

Uma briga entre dois cachorros terminou em caso de polícia em Vila Velha. Um agente da Guarda Municipal atirou em um dos animais para acabar com a confusão. O cão pertence a uma família com uma criança autista. 

Os dois cachorros se encontraram em uma rua do bairro Jaburuna, na noite da última segunda-feira (07). Ao se aproximar, um dos cães atacou o outro. As pessoas que passavam pela região ficaram assustadas e sem saber o que fazer. Um homem tentou separar os animais com um pedaço de madeira, mas sem sucesso. 

Moradores avisaram sobre o ocorrido para uma equipe da Guarda Municipal que passava pela região. Um dos agentes desceu da viatura, tentou separar e acabou atirando em um dos cães. 

O animal ferido atende pelo nome de Jubileu. Ele pertence a uma família que mora na região. De acordo com os donos, o cachorro sempre fica preso no quintal e não costuma ir para a rua. No dia do ocorrido, o irmão de um dos donos, uma criança autista, teria deixado o portão aberto e o animal fugiu. 

Os agentes alegaram que atiraram no cão porque não tinham gás de pimenta ou arma elétrica para contê-lo. Segundo a guarda, o animal estava violento e colocava a população em risco. 

O cão está internado em estado grave, em um hospital veterinário do município. A família afirma que procurou a Corregedoria. "Meu irmão é muito apegado ao cachorro. O cão não colocou a vida de nenhuma pessoa em risco. Só do outro animal. A gente entende que é errado, porém foi desnecessário dar um tiro na pata do cachorro", disse um dos donos. 

Em nota, a Guarda Municipal esclareceu que no momento da ocorrência nenhum responsável pelo cão havia se apresentado. Considerando que a equipe não dispunha, no momento, de gás de pimenta, tonfa, spark (arma elétrica) e nenhum outro meio apto para conter o cão sem expor a integridade da equipe e salvar o cão, o agente efetuou apenas um disparo na pata direita traseira. A equipe, colocou o cachorro na própria viatura e encaminhou ao hospital veterinário. 

"É importante salientar que os animas e todos os danos por eles causados, são de responsabilidade do proprietário. A equipe atendeu a situação e ocorrência, prestou socorro ao cachorro e realizou a confecção do boletim de ocorrência, conforme procedimento", esclarece a nota. 

*Com informações da repórter Rafaela Freitas, da TV Vitória/Record TV. 


Pontos moeda