Polícia

Fuga de presídio: 21 detentos escapam durante banho de sol do Xuri, em Vila Velha

A fuga aconteceu na tarde desta sexta-feira (03). De acordo com a Secretaria de Justiça do Estado, até o momento, um detento foi recapturado

Foto: Reprodução/TV Vitória

Detentos da Penitenciária Estadual de Vila Velha I, no Complexo de Xuri, em Vila Velha, fugiram na tarde desta sexta-feira (03) durante o banho de sol. A Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) informou que 21 internos conseguiram escapar.

Ainda de acordo com a Sejus, até o momento, um interno foi recapturado. A secretaria afirmou que, imediatamente, acionou o Ciodes e deu conhecimento às autoridades competentes sobre o ocorrido. 

No local onde os internos do presídio tomam o banho de sol há grades. A Sejus ainda não informou como os detentos conseguiram escapar.

De acordo com informações apuradas pela reportagem da TV Vitória/Record TV, um helicóptero do Notaer chegou a ser acionado para dar apoio na ocorrência. No entanto, por causa do mal tempo, a aeronave não pode sobrevoar. 

Uma viatura da Sejus está nas redondezas e aborda todas as pessoas que chegam no presídio.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários informaram que, neste momento, está ocorrendo uma força tarefa para conseguir recapturar os internos que fugiram.

A Polícia Militar disse, por meio de nota, que realizou buscas pelos detentos foragidos, mas nenhum individuo foi encontrado até o momento.

A secretaria ressaltou que a Corregedoria da pasta acompanha o caso e irá realizar uma apuração minuciosa para investigar as circunstâncias da fuga.

Outra fuga foi registrada há cerca de 20 dias

Há cerca de 20 dias, uma fuga cinematográfica aconteceu no Centro de Detenção Provisória de Vila Velha (CDPVV), no Complexo de Xuri, em Vila Velha. O interno aproveitou o horário de visita, na manhã do dia 15, para conseguir fugir.

Uma pessoa ouvida pelo Folha Vitória, que preferiu não se identificar, contou que Adailton de Almeida Beraldo, de 30 anos, passou pelo forro do parlatório. Ele ainda passou por dois alambrados.

De acordo com a fonte, pelas imagens da câmera de segurança foi possível identificar que o preso andou por um longo percurso dentro do presídio antes de conseguir chegar à área externa da unidade.

A fuga durou cerca de 10 minutos. Adailton estava preso na unidade desde setembro. Ele foi preso em flagrante após um homicídio no bairro Dom João Batista, em Vila Velha.

*Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda