Polícia

Festa termina em tumulto, tiro e confusão na praia de Camburi

Segundo a Polícia Militar, a confusão começou quando um tiro foi disparado da área vip para o público na areia, próximo ao palco. Uma mulher foi baleada e levada para o Hospital São Lucas

A mulher ficou caída no meio da avenida Foto: Reprodução

Um evento de uma rádio realizado na praia de Camburi, em Vitória, neste domingo (27), terminou em tumulto e confusão. Uma mulher foi baleada, três pessoas foram esfaqueadas e uma foi pisoteada durante o evento. 

Segundo a Polícia Militar, a confusão começou quando um tiro foi disparado da área vip para o público na areia, próximo ao palco. Uma mulher foi baleada e levada para o Hospital São Lucas. Ainda não há informações sobre a identificação ou o estado de saúde da vítima. 

Testemunhas relataram que não havia policiamento ou seguranças no local. A Guarda Municipal confirmou que 20 mil pessoas eram esperadas para o evento, mas esse número chegou a 50 mil. 

Por volta das 20 horas, o evento foi cancelado. Segundo informações, duas bandas musicais não chegaram sequer a se apresentar. 

O Batalhão de Missões Especiais foi acionado e duas pessoas foram encaminhadas ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória, entre elas um menor de idade - que estava com entorpecentes - e um rapaz - que portava um simulacro de arma de fogo.  

Após o evento, a praia de Camburi ficou lotada de lixo Foto: Reprodução

Moradores da região relataram que os prédios foram utilizados como banheiro público e muito lixo foi jogado na areia da praia e nas ruas próximas. Desde as primeiras horas do dia, vários ambulantes com caixas de isopor e bebida eram vistos no local. Ônibus circulavam lotados. Por volta de 14 horas, a avenida não tinha sido interditada e o espaço era disputado por pessoas e carros. 

Logo no início da noite, quando a confusão começou, muitos ouviram barulho de gritos, correria e garrafas sendo estouradas. O clima de tensão tomou conta do local e muitos moradores preferiram ficar dentro de suas casas.

Organizador diz que público foi maior do que esperado

O diretor executivo das Rádios da Rede Gazeta, Antonio Mendes Camilo, disse que o evento foi planejado e realizado para uma estimativa de 20 a 30 mil pessoas, mas na prática o número de presentes pode ter ultrapassado 50 mil. "O fato é que houve um público maior do que esperávamos e apesar de todas as confusões Não tivemos nenhum registro de morte".

A dupla sertaneja Victor e Léo e o Grupo Sorriso Maroto, impedidos de terem acesso à área do evento, não se apresentaram. Segundo Camilo, o problema mais grave foi registrado por volta das 19h, uma hora antes do prazo previsto para o encerramento dos shows. "Às 19h30, quando tentamos trazer as últimas bandas que iriam se apresentar, algumas pessoas estavam muito alteradas em frente ao palco e, naquele momento, decidimos cancelar o evento por questões de segurança das pessoas presentes e dos artistas”. 

Para o secretário Municipal de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira Mota, o evento recebeu um público acima do esperado. “Quando eu cheguei no local e vi aquela multidão, eu já fiquei preocupado, já presumi que uma quantidade tão grande de gente dobrou a expectativa dos organizadores e do poder público municipal e estadual. Eu fiquei muito preocupado, sabendo que qualquer conflito mais sério poderia chegar a uma situação como aquela que de fato aconteceu”, afirma.

Ainda segundo o secretário, a prefeitura de Vitória se organizou para um evento menor. Ele explica que o órgão vai analisar o que aconteceu. “Houve um planejamento para um público estimado em 20 mil pessoas, houve um planejamento para isso. O município se organizou, os organizadores do evento se organizaram e o público mais do que duplicou. O município não autorizaria, com certeza, um evento para o público que acabou acontecendo, esse que é o ponto. Isso vai ter que ser objeto de análise por parte da administração municipal”, explica.

Sesp diz que policiamento era suficiente para 30 mil pessoas

Por sua vez, a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo disse que não divulga o número de efetivo da Polícia Militar empregado no evento, mas informa que a quantidade era suficiente para garantir a segurança de até 30 mil pessoas, conforme expectativa inicial da organização dos shows. Como o número de público foi muito maior, houve vários registros de confusões e brigas. Segundo a secretaria, o caso mais grave foi o de uma senhora de 60 anos baleada na perna e levada para um hospital da capital sem gravidade. Ainda segundo a Polícia Militar, não há confirmação de nenhum caso de esfaqueamento e nem de pisoteamento na orla de Camburi durante o evento.

Vídeo mostra início da confusão:

Imagens flagram desespero e correria:

Morador registra muitas pessoas correndo:

Pontos moeda